Benefícios de parshvottanasana, a postura de alongamento lateral, segundo Lino Miele

Parshvottanasana, em desenho por John Scott

Parshvottanasana, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

Este asana, parshvottanasana (postura de alongamento lateral), reduz o excesso de gordura na cintura e nas pernas.

Fortalece e tonifica os músculos das pernas.

Ajuda a remover obstruções mucosas do aparelho respiratório.

É fundamental para a flexibilidade e o tônus do corpo e para a purificação dos órgãos digestivos.

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Orientações aos iniciantes na prática do Hatha Yoga

Aula de Yoga em casa. Aluna Raquel em sarvangasana, a postura invertida sobre os ombros. Foto por Cristiano Bezerra.

Aula de Yoga em casa. Aluna Raquel em sarvangasana, a postura invertida sobre os ombros. Foto por Cristiano Bezerra.

» por Milton Cunha (1919-2000)

As técnicas de respiração, relaxamento e meditação constituem a base da prática do Hatha Yoga. Dessa forma, não devemos confundir o Hatha Yoga com o contorcionismo das ginásticas que exigem do corpo o máximo de flexibilidade. Na realidade, a milenar ciência indiana é muito mais a interação corpo-mente do que um simples exercício físico. Essa visão holística nos conduz a uma reeducação integral, o caminho do autodomínio que nos leva a uma transformação interior.

Yoga não é religião, apesar de fortemente impregnada de Hinduísmo. Sua prática vitaliza a vida religiosa, qualquer que seja o seu credo. Não é difícil, não cansa, não desperdiça energias, podendo ser praticada por pessoas de ambos os sexos em qualquer idade, tornando-se acessível aos idosos e enfermos. Também não é uma ginástica. Suas posições ou posturas são representações simbólicas, expressando uma maneira de estar para atingir um modo de ser, orientando a circulação de energias em todo o corpo.

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Benefícios de prasarita padottanasana, segundo Lino Miele

Prasarita padottanasana D, em desenho por John Scott

Prasarita padottanasana D, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

Este grupo de asanas, prasarita padottanasana (postura de alongamento com os pés separados) A, B, C e D, reduz o acúmulo de depósitos de gordura ao redor da cintura e aumenta e tonifica os músculos das pernas e das costas.

Os órgãos situados abaixo do umbigo (madra) são purificados, e quando a cabeça se inclina para baixo da cintura dessa maneira, o fogo interno (agni) purifica eficazmente os intestinos e o reto/ânus.

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