A Jóia Suprema da Sabedoria (Vivekachudamani)

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Curso Intensivo de Vedanta em Fortaleza com Gloria Arieira, do Rio de Janeiro

com 30 participantes provenientes de Fortaleza (CE), São Luí­s (MA) e Recife (PE)
22 a 24 de fevereiro de 2008, sexta a domingo

Veja 33 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, da palestra da noite da sexta-feira, dia 22 de fevereiro de 2008,
com o tema A vida meditativa, clicando nos números destas 5 páginas: 4 5 6 7 8

Veja 99 das melhores fotos, produzidas por Denise Mustafa, do final da aula da manhã do sábado, dia 23 de fevereiro de 2008, clicando nos números destas 16 páginas: 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24
ãdi Śankaracarya (788-820 d.C.)
Entre todos os grandes mestres de Vedanta, Sri Shankara (788-820 d.C.) é o maior deles. É imensa a sua capacidade de explicação de temas tão sutis como a natureza eterna e livre de limitação do indiví­duo, que se sente mortal e limitado, e de explicação da identidade entre o individuo e o Todo, o Criador, que parecem diferentes e separados.

Vivekachudamani (A Jóia Suprema da Discriminação) é uma das mais conhecidas entre suas obras. Está na forma tradicional de diálogo entre mestre e discí­pulo e nos fala sobre a visão dos Vedas em relação ao Ser real. Esse conhecimento, chamado Vedanta, é o instrumento de libertação de todo o sofrimento, além do processo de qualificação da mente para que o autoconhecimento e a consequente liberação sejam possí­veis.

O que é Vedanta?

É o conhecimento de si mesmo, do Ser pleno, livre de quaisquer limitações.

Flor de Lótus fotografada por Cacilda Patrí­cioVedanta, a parte final (anta) dos Vedas, é um corpo antigo de conhecimento, com mais de 9.000 anos, que veio até nós através dos rishis (antigos sábios yogis hindus), na forma das Upanishads e outros textos, como a Bhagavad Gita, tendo como tema o indiví­duo, o universo e o Criador dele. São textos em sânscrito que desvelam, na sua exata compreensão, a natureza do indiví­duo e promovem uma transformação a ní­vel cognitivo e psicológico.

O Vedanta conduz à libertação do sentimento de limitação, levando cada um a descobrir que já é toda a felicidade que sempre buscou. O objetivo do estudo de Vedanta é o conhecimento do Ser pleno essencial que já é cada um de nós.

O estudo de Vedanta nos leva a um questionamento dos nossos valores, das nossas atitudes e da nossa visão das realidades da vida. Nesse processo nós lidamos com a mente, entendendo melhor como ela funciona. Também questionamos a nossa relação com este universo e o seu criador – Deus. Lidamos com vários temas, mas o tema principal do estudo de Vedanta é a descoberta do Ser pleno, completo e feliz que já é cada um de nós.


vakratunda mahakaya kotisurya samaprabha avighnam kurumedeva sarvakaryesu sarvada


Shankara e discí­pulosO Grupo de Estudo de Vedanta, uma prática de Jñana Yoga, ou de svadhyaya (o quarto niyama – prescrição ética – do Ashtanga Yoga de Patañjali), serve para nos dar a possibilidade de nos aprofundarmos no estudo da metafí­sica ou filosofia do Yoga, passo imprescindí­vel para termos um melhor entendimento dos aspectos sutis das práticas yogikas.

Toda quinta, das 18h20 às 19h50, no Flor de Lótus Espaço de Yoga, com o estudo do Yoga Sutra de Patañjali; toda sexta, das 19h30 às 21h20, no Espaço Clara Luz, com o estudo do Upadesha Saram, de Ramana Maharshi; e todo sábado, das 10 às 12 horas, no Instituto Indiano de Yoga Vivekananda, com o estudo da Bhagavad Gita, um texto com mais de 5.000 anos, onde Krishna ensina a Arjuna o conhecimento do Yoga, em um diálogo rico de reflexões sobre a condição humana e como tornar a mente estável para ver com clareza a realidade superior. A entrada é franca e todos podem participar a partir de qualquer momento! Maiores informações em www.yogapleno.com.br/vedanta


vakratunda mahakaya kotisurya samaprabha avighnam kurumedeva sarvakaryesu sarvada


Sobre a ministrante

Gloria Arieira » foto por Denise Mustafa
Gloria Arieira é a Diretora Presidente do Vidya Mandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, fundado em 1984 no Rio de Janeiro para facilitar o seu trabalho de ensino dentro da mesma tradição de ensinamento dos primeiros sábios, os rishis dos Vedas. Em janeiro de 1974 foi para a Índia estudar com Svami Dayananda, que se tornou seu mestre. Com ele estudou até julho de 1978, retornando então ao Brasil. Além de permanecer no ashram Sandeepani Sadhanalaya, um local de estudo e vivência com o mestre, em Mumbai, também estudou em outros ashrams em Uttarkashi e Rishikesh, norte da Índia. Viajou também para lugares nas várias regiões da Índia para participar de cursos, palestras e visitas a locais sagrados, como os templos de Tamil Nadu e Kerala, conhecendo melhor a tradição cultural e religiosa dos Vedas. Desde seu retorno, vem ensinando Vedanta e sânscrito no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil e também em Buenos Aires, Argentina. Dedica-se também ao trabalho de tradução para o português dos textos em sânscrito, como a Bhagavad Gita, as Upanishads e vários outros. É responsável pela publicação em português dos livros de Svami Dayananda, editados pela Vidya Mandir Editorial, e de dois outros livros, Orações Milenares e Puja – a realização de um ritual vêdico.


vakratunda mahakaya kotisurya samaprabha avighnam kurumedeva sarvakaryesu sarvada


Programação:

Adi Shankaracarya (788-820 d.C.)
22 de fevereiro, sexta, às 19h30:

Palestra aberta ao público, com entrada franca e tema A vida meditativa. Traga seu próprio yoga mat, caso tenha, e venha com roupa apropriada para sentar-se no chão.

23 de fevereiro, sábado, das 8h00 às 11h30 e das 14h30 às 18h00:

A Jóia Suprema da Sabedoria (Vivekachudamani) – Curso Intensivo de Vedanta

24 de fevereiro, domingo, das 8h00 às 11h30:

A Jóia Suprema da Sabedoria (Vivekachudamani) – Curso Intensivo de Vedanta (encerramento)

(continua…)

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Comentários

A Jóia Suprema da Sabedoria (Vivekachudamani) — 16 Comentários

  1. Estudo importantí­ssimo para quem busca o autoconhecimento. Quanto í  Gloria Arieira, simplesmente fantástica, uma mestra de Vedānta.

  2. Como sempre, as aulas da Gloria são um despertar para a nossa natureza essencial. Os grupos de estudo de Vedānta já nos fazem sentir isso, mas ter a presença fí­sica dela nos deixa ainda mais inspirados. Foi um verdadeiro presente! Agradeço muito a vocês, Cris, Cacilda e Gloria, pela oportunidade maravilhosa. Namaste!

  3. Lucas e CamilaGrande Cristiano,
    Muito gratos pela oportunidade de realizar esse intensivo com a Gloria Arieira. Adoramos!
    Gostamos muito das aulas e da serenidade dela.
    Mais uma vez agradecemos, e agora iremos esperar o curso da Laura Packer.
    Abração
    Namaste
    e tudo de OM!

  4. Olá! O que eu quero fazer mesmo é Cursos de Massagens, quando tiver, tá? Principalmente nos finais de semana, pois sou de cidade do interior. Me avisem, por favor.
    É muito importante este evento de vocês, mas para mim será mais interessante fazer Cursos de Massagens, pois estou precisando trabalhar com isso.

  5. Oi, Cristiano, tudo OM?
    Começa desde já a busca por captação do dinheiro pra inscrição minha e da Camila no intensivo com a Gloria. Estou torcendo para que dê certo.
    Ah… Como é que se faz a assinatura dos Cadernos de Yoga?
    Um abração e até sexta feira! =)

  6. Olá, Lucia, acabei de publicar maiores informações necessárias em relação a esse Intensivo de Vedānta com Gloria Arieira. Brevemente estarei publicando a divulgação de uma boa opção de hospedagem para os que vierem de outras cidades. Vou te pedir por e-mail teu endereço para que nos ajude na distribuição dos folders impressos aí­ em João Pessoa, ok?
    Namaste e abraços para você também! _/\_

  7. Olá, amigos de Fortaleza!
    Meu nome é Lucia, moro em João Pessoa, venho praticando Yoga há três anos, e adorei encontrar esse site!!!!!!!
    Por favor, gostaria de receber mais informações sobre esse Curso da professora Gloria Arieira (valor, formas de pagamento, etc…). Posso divulgá-lo esse curso junto aos meus colegas do Curso de Formação em Yoga da AYPB!
    Abraços, namaste, Lucia.

  8. Queridos Lucas e Camila, que bom que vocês estão gostando do nosso estudo, pois nós todos também estamos gostando muito da presença e participação constante de vocês!
    Sejam sempre muito bem-vindos e tomara mesmo que vocês consigam vir participar conosco desse aprendizado presencial com a nossa Professora! 😉
    Estamos todos na torcida por vocês! ;-D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *