A Saudação ao Sol

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» por Cathia Karin Heuser

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar A

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar A

Há milhares de anos, na antiga tradição cultural indiana, essa atividade cumpria dupla finalidade: como religião, adorar o Deus Sol (Surya), e, como exercício, para tornar o corpo flexível, ágil, acordar a energia interna e despertar a energia espiritual da kundalini.

O Surya Namaskar (Saudação ao Sol) é uma sequência de flexões e extensões. Inicia-se memorizando os asanas e depois sincronizando com as inspirações e exalações. Quando se eleva a cabeça, os braços ou tronco, inspira-se, e quando baixamos o tronco, os braços ou a cabeça, exala-se.

A hora ideal para a prática é ao nascer ou ao pôr-do-Sol , de preferência ao ar livre, se não estiver frio, de frente para o Sol, sentindo seu calor e sua luz impregnando todo o ser.

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar B

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar B

O Surya Namaskar estimula o fogo digestivo e, praticado de forma dinâmica, estimula pingala, a nadi do lado direito da coluna, também conhecida como nadi solar.

Praticado de forma lenta, estimula ida, nadi lunar, do lado esquerdo, e estimula-se o desenvolvimento mental.

Quem conhece os chakras pode visualizar a estimulação deles através da energia que passa a percorrer mais e melhor em ida e pingala.

O movimento do Surya Namaskar desimpede as nadis, permitindo aumentar e controlar o fluxo de energia sutil no corpo, e como cada asana acentua o fluxo do prana para cima e para baixo, os bloqueios são removidos realizando uma canalização construtiva dessa energia.

Essa canalização é aumentada devido ao desbloqueio e a estimulação do manipura, que é profundamente afetado pela prática, ao mesmo tempo em que aumenta o fluxo de energia em pingala nadi.

O manipura está ligado ao plexo solar, onde existe uma grande quantidade de nervos que dele se originam, como raios de Sol. O plexo solar é ativado por pingala, e é responsável pela digestão e assimilação dos nutrientes.

Uma pessoa muito mental e introspectiva pode se reequilibrar fazendo o Surya Namaskar mais rápido. Uma pessoa muito ativa e agitada pode se reequilibrar praticando-o mais lentamente.


Visite o site da professora Cathia Karin Heuser em www.karinheuseryoga.com

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