Asana e Alinhamento

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
0 Flares 0 Flares ×

Curso Intensivo em Fortaleza
com Sueli Jonishi Corradini, de São Paulo, SP


O yogi busca a inteligência e a consciência que estão escondidas no corpo: esse é o ponto de partida para se poder achar a verdadeira identidade. Esses exercí­cios se chamam ásanas, em sânscrito: são um conjunto de técnicas altamente instigantes e desafiadoras, que podem exigir tudo no plano fí­sico, mas que não são um fim em si mesmo.


Neste curso, especialmente destinado a praticantes dedicados de Hatha Yoga, tanto professores quanto alunos, incluindo suas diversas modalidades (Ashtanga Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga, etc), além do público interessado em geral, Sueli nos introduziu em alguns conceitos importantí­ssimos dentro da prática de ásanas.

Um pouco sobre a matéria do curso:

A filosofia hindu afirma que na matéria existe consciência e que na consciência existe matéria. O Yoga quer pensar com o corpo: através da experimentação, os yogis da antiguidade descobriram que fazer exercí­cios psicofí­sicos de forma ritual traz enormes consequências metafí­sicas.

O yogi busca a inteligência e a consciência que estão escondidas no corpo: esse é o ponto de partida para se poder achar a verdadeira identidade. Esses exercí­cios psicofí­sicos se chamam ásanas, em sânscrito: são um conjunto de técnicas altamente instigantes e desafiadoras, que podem exigir tudo no plano fí­sico, mas que não são um fim em si mesmo.

Neste curso, Sueli nos introduziu em alguns conceitos importantí­ssimos dentro da prática de ásanas.

O alinhamento é um princí­pio muito importante dentro da prática, pois ele dá segurança na execução dos ásanas. Para um praticante novo, ouvir falar sobre alinhamento pode soar um tanto etérico, difí­cil de entender e mais difí­cil ainda de colocar em prática. Desde o ponto de vista puramente fisiológico, o alinhamento lida com a postura ideal: ajustar e alinhar corretamente ossos e articulações pode ajudar a prevenir acidentes ou dores no corpo e potencializa o funcionamento da máquina, contribuindo dessa forma para o bem-estar fí­sico do indiví­duo.

Neste ponto, surgem outras questões de í­ndole prática: qual seria o encaixe ideal da pélvis? Devemos colocar o peso do corpo no meio ou í  frente das articulações dos tornozelos? Dentre todas as perguntas desse tipo que você possa se formular ao longo de uma prática, o maior desafio é descobrir o que significa alinhamento dentro da sua própria experiência.

Desenvolver a intuição de como o alinhamento trabalha pode despertar experiências escondidas no corpo, tornando conscientes os samskáras, os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares. Nesse plano, ainda mais sutil, o alinhamento funciona para abrir caminhos para que a energia ascenda.

A prática de ásanas é como lapidar o diamante que nós mesmos somos: só podemos chegar lá sozinhos. Obviamente, um professor competente poderá ajudar, nos mostrando o caminho através de instruções ou sugestões, mas estamos falando de algo sutil, subjetivo e pessoal. Você só conseguirá entender na hora em que estiver fazendo a prática.

(trechos extraí­dos do livro Yoga Prático, de Pedro Kupfer, Instituto Dharma)

Programa do curso:

  • o aperfeiçoamento da execução dos ásanas;
  • o alinhamento de cada postura;
  • a respiração nos ásanas;
  • desenvolvimento de força muscular, alongamento e flexibilidade;
  • o aumento da percepção interna;
  • a atitude interna em cada postura;
  • pránáyámas (respiratórios);
  • yoganidrá (relaxamento) e
  • dhyána (meditação).

sobre a ministrante:

Natural de São Paulo, onde mora e dirige uma escola de Yoga, o Gam Yogashala, Sueli Jonishi Corradini dedica-se ao estudo e prática do Yoga desde 1986, tendo estudado, entre outros, Hatha Yoga, Iyengar Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga, e acredita que a prática deva ser incorporada ao dia-a-dia.

Teve, como professores, Pedro Kupfer, Clayton Horton, Michael Gannon, Gustavo Ponce e Kausthub Desikachar.

Os muitos anos de experiência no ensino e a formação abrangente lhe permitem conduzir práticas de Yoga no seu sentido mais completo, usando técnicas de diversas escolas, visando o melhor desenvolvimento dos alunos.

Também ministra, a convite, workshops em outras cidades, como no Curso Livre de Formação em Yoga do Instituto Dharma – Yogashala de Florianópolis, SC, além de participar anualmente do Yoga Sangam – Conferência Internacional de Yoga, na Ilha de Santa Catarina. É membro efetivo da Aliança do Yoga.

Visite o site da profa Sueli Jonishi Corradini clicando aqui: www.oyoga.com.br/gam.

dias: 30 de novembro e de dezembro de 2002.

horários: sábado e domingo das 8 í s 12 horas.

Foi fornecido Certificado de Participação para aqueles que cumpriram com toda a carga horária desse Curso.

local: Espaço Clara Luz,
Rua Coronel Linhares, 452, Meireles, Fortaleza, CE.

(houve uma palestra gratuita aberta ao público com a profa Sueli na sexta-feira, dia 29 de novembro, das 19h30 í s 20h30, no próprio Espaço Clara Luz, sobre o tema do curso)

organização: Cristiano Bezerra.

apoio: www.oyoga.com.br – Fonte de informações sobre Yoga no Brasil.

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.