Asaneiras do Instagram

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
0 Flares 0 Flares ×

Asaneira do Instagram

Asaneira do Instagram


» por Humberto Meneguin, do blog Yoga em Voga

Não há nada de errado em se deixar fotografar ou fotografar-se quando se está executando uma postura de Yoga. No entanto, quando as imagens são exageradamente exibidas via Instagram ou noutras redes sociais de uma forma incontrolável, a prática de um asana, até que bem feito, acaba por ceder lugar a uma vaidade incontrolada de quem a isso se propõe. Vaidade à parte, o que realmente pretendem as “asaneiras do Instagram”?

Aparecer. Sim, esse é o principal motivo de alguém que diariamente “posta” fotos suas em asanas nas redes sociais e que comumente são seguidas por amigos ou pessoas completamente desconhecidas que adotam o Instagram como um meio de comunicação social.

Mas, aparecer por que? Aparecer para suprir uma carência,
Asaneira do Instagram

Asaneira do Instagram

uma falta de atenção, para suprir a solidão, aparecer para se tornar uma pessoa conhecida e reconhecida, famosa, capaz de executar uma postura de Yoga difícil cuja imagem pode ser até compartilhada. Aparecer para quem sabe ser notícia e aparecer mais ainda
.


Ou, até mesmo, se a “asaneira” ou “asaneiro” for instrutor(a) de asanas, usar essa ação é mero marketing pessoal. Muitos fazem isso. As celebridades, como a Gisele e a Britney, fazem isso e são notícia. Por que não fazer o mesmo, mesmo que não seja uma celebridade? Isso pode dar um bom retorno, como: mais alunos, aquela tão sonhada capa de revista, ou, se a sorte estiver do seu lado, a participação num anúncio de uma roupa para praticar Yoga, ganhando-se um bom cachê.

Celebridades, de uns tempos para cá, geralmente as que vivem na Terra do Tio Sam, postam tudo o que fazem, inclusive a prática de asanas. Mas, essa simples mortal, e até então desconhecida,
Asaneira do Instagram

Asaneira do Instagram

adotando a mesma linha, vai postando e postando suas fotos de Yoga e, por consequência, torna-se cada vez mais seguida por admiradores que sequer conhece.

Isso, num primeiro momento, faz muito bem para o ego da “asaneira do Instagram, pois jamais poderia imaginar que faria tanto sucesso nesse “Big Brother” auto-virtual que se propõe, cuja promoção foi até matéria do The New York Times!

Bem vestidas, produzidas propositalmente, algumas das “asaneiras do Instagram” apareceram no jornal nova-iorquino num artigo específico, onde houve destaque.

Asaneiras do Instagram

Asaneiras do Instagram


Asaneira do Instagram

Asaneira do Instagram

Dentre elas está @laurasykora, com mais de 257 mil seguidores, usando e abusando do armário embutido e até do marido para performar os asanas. Pelo menos ela afirma que já pratica há dezesseis anos e que trabalha numa empresa de software, dizendo-se espantada com a súbita popularidade.

Outra “asaneira do Instagram” é @masumi_g, que, por coincidência, é amiga da anterior. Com o mesmo esquema, afirmando que o que faz a diferença é uma boa câmera, Masumi já está com mais de 41 mil seguidores. Ela começou a praticar para aliviar uma dorzinha nos quadris e deu no que deu!

Como não poderia faltar, @gypsetgoddess, uma das “asaneiras do Instagram” que mereceram destaque, é instrutora de Yoga em Scottsdale, AZ. Contando com mais de 44 mil seguidores, ela já se fotografou em cenários como as Ilhas Galápagos, no Equador, e Chiang Mai, na Tailândia.
Asaneira do Instagram

Asaneira do Instagram

Tudo feito com seu iPhone, e, é claro, com a ajudinha de alguma pessoa que por perto passava.

E, para aquelas que gostariam de dar um upgrade nas suas instaphotos, se tiverem cacife o suficiente, poderão contratar o serviço de um fotógrafo profissional, que saberá enfatizar os melhores ângulos.

Será que você já viu ou conhece alguma “asaneira do Instagram”?

Harih Om!

Asaneira do Instagram

Asaneira do Instagram

Humberto Meneghin

Humberto Meneghin


Originalmente publicado em 9 de julho de 2013 no blog Yoga em Voga

Humberto Meneguin é praticante e professor de Yoga em Campinas, SP. Inscrito na Aliança do Yoga, estuda Vedanta com Gloria Arieira, Yogaterapia Hormonal com Dinah Rodrigues e tem Formação em Yoga com Pedro Kupfer, com quem continua praticando e estudando. Participou do Teacher Training de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primeira Série, com David Swenson, em Austin, Texas, USA.

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Comentários

Asaneiras do Instagram — 3 Comentários

  1. Sou publicitária e pratico Yoga. E, hoje em dia, a melhor forma de se conseguir alunos, ou inspirar mais pessoas a praticar e conhecer o Yoga, é utilizando os meios disponíveis na internet. Se assim podemos despertar o interesse das pessoas e trazê-las para o mundo do Yoga, qual o problema?
    Mais amor e mais Yoga no mundo!
    Paz.

  2. Não vejo nada demais, acho que é inspirador. Acho que são fotos bonitas, e se tem gente que posta fotos de bebidas, de viagens e de festas, por que não de Yoga em poses?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *