» por Rosana Biondillo
No Yoga, de forma geral, há um sistema que descreve os estágios do desenvolvimento psicoespiritual do ser como sendo formado por sete centros, denominados chakras (em sânscrito, “rodas”). Esses centros são também conhecidos como padmas (em sânscrito, “lótus”).
Esses sete centros psicoespirituais estão distribuídos ao longo da coluna vertebral, desde sua base e até o topo da cabeça. Devido à sua forma circular e espiralada ao redor da coluna, sua representação é a de uma serpente que jaz adormecida no último chakra, que se inicia na base da coluna, esperando o momento de ser despertada para iniciar sua escalada rumo ao topo da cabeça (que alguns textos dizem não ser exatamente um chakra, por ser aberto e/ou vazado na parte superior).
Arquivos da Tag: Acupuntura
Reportagem sobre Yoga na TV O Povo
Reportagem sobre Yoga e Acupuntura veiculada no dia 6 de setembro de 2012, quinta-feira, pelo programa Vida e Saúde, da TV O Povo, com a participação de Lucas Carvalho e Cristiano Bezerra, e também publicada em 11 de setembro de 2012 no canal TV O Povo no YouTube.
Quem manda no teu desejo?

Kamadhenu, a vaca sagrada do deus Indra, na Mitologia Hindu
Quando lemos textos ou ouvimos palestras sobre alimentação natural, o assunto acaba geralmente circulando em torno das questões relacionadas com a qualidade dos alimentos, as virtudes dos cereais integrais, a contaminação dos alimentos, os malefícios da carne e do açúcar branco, etc, etc. Tudo isso está abundantemente desdobrado na numerosa literatura disponível.
Este texto pretende abordar uma outra questão que é pouco colocada e que é o que verdadeiramente norteia, na grande maioria das pessoas, o ato de comer e a opção pelos alimentos: o desejo.
Continuar…
- Texto originalmente publicado em ernanifornari.com.br, o website do Prof. Ernani Fornari, e também publicado desde 17 de agosto de 2001 por Cristiano Bezerra (1971-) em yoga.pro.br [↩]
Um pouco da história do Ayurveda
» por Camila Reitz (1973-) (1)
“Não existe diferença entre o caminho da medicina e o da religião.
Os dois conduzem o homem ao mesmo lugar.”
Benoytosh Bhattacharyya
Através de experiências e observações, sábios homens, denominados rishis, que tinham como objetivo de vida manter o estado de bem estar em todos os seres viventes no planeta, investigavam e discutiam sobre diferentes aspectos da natureza, e principalmente como o ser humano se relacionava com o ambiente em que vive.
Continuar…
- Texto originalmente publicado em 2000 e digitado por Cristiano Bezerra para este blog Yoga Pleno em 20 de dezembro de 2009. Visite o site da professora Camila Reitz em camilareitz.com.br [↩]