Anatomia para o Yoga » Curso Intensivo com Cláudio Fernandez em Fortaleza

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro

18, 19 e 20 de março de 2011, sexta, sábado e domingo, no Flor de Lótus Yoga & Ayurveda

Aula de Anatomia para o Yoga com Cláudio Fernandez em Campinas (SP), outubro de 2010
O Ocidente desenvolveu uma visão do homem, a partir de análises das partes que compõem o seu corpo denso (sthula sharira), a qual chamamos de Anatomia. A partir dessa visão, começou-se a pesquisar o funcionamento fisiológico e biomecânico do corpo humano, dividido em sistemas e músculos especí­ficos.

A Anatomia tem evoluí­do desde os primeiros trabalhos de Vesalius e, durante o século XX, com a confrontação dos dois grandes sistemas médicos, o indiano e o chinês, começou a desenvolver uma visão mais integral e holí­stica, entendendo que o corpo denso é parte de um todo, energético, emocional e mental, e que esse todo interage criando o ser humano completo.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Meditando sobre os chakras

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

os chakras e o corpo denso» por Pedro Kupfer

O Yoga vê o homem como um reflexo do macrocosmos. A energia criadora que engendra o Universo manifesta-se no homem, que não está separado nem é diferente dela. O nome dessa energia é kundalini. A nossa consciência individual é apenas uma das suas dimensões, pois energia e consciência não são coisas separadas. A ciência concorda com o Yoga em que o universo é um verdadeiro mar de energia. Eles diferem, entretanto, quanto ao significado dessa constatação. O Yoga diz que ela possui implicações pessoais profundas. Se a matéria é de fato vibração, então o corpo humano, que faz parte do mundo material, também está feito de energia. Consciência e energia estão intimamente ligadas, sendo dois aspectos da mesma realidade.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...