Benefícios de janu sirshasana, segundo Lino Miele

1 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 1 Email -- 1 Flares ×

Janu sirshasana A, em desenho por John Scott

Janu sirshasana A, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

Janu sirshasana tem efeito poderoso sobre o sistema urinário. Existem determinadas condições num corpo debilitado nas quais o sangue se torna ralo, surgindo dores ao redor da cintura e a necessidade frequente de urinar. Isso pode acontecer quando se bebe café em excesso e quando há abuso de atividade sexual, que mina o poder vital, enfraquecendo o sêmen e tornando o sangue ralo.

Quando a enfermidade já se instalou, é chamada de vyaptha roga, e quando se encontra em processo de disseminação, é chamada de vyapaka roga. Essas condições podem levar ao desenvolvimento do diabetes, e podem ser evitadas mediante a prática desse asana. Janu sirshasana A e B são especialmente benéficos para os homens, e janu sirshasana C para as mulheres. Isso porque o shivani nadi, que estimula o pâncreas a produzir insulina suficiente, está localizado próximo ao períneo nos homens (A e B) e próximo ao umbigo nas mulheres (C). O próprio calcanhar produz calor, o que promove um efeito terapêutico adicional. Acontece também o abrandamento do aumento da próstata.

Janu sirshasana A, B e C em desenho por John Scott

Janu sirshasana A, B e C em desenho por John Scott

Capa do livro Astanga Yoga, de Lino Miele

Capa do livro Astanga Yoga, de Lino Miele


Texto digitado por Cristiano Bezerra em 14 de janeiro de 2014 e extraído da página 48 do livro Astanga Yoga, de Lino Miele, com tradução de Regina Ehlers, Editora Jaboticaba, São Paulo.

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *