Benefícios de janu sirshasana, segundo Lino Miele

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Janu sirshasana A, em desenho por John Scott

Janu sirshasana A, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

Janu sirshasana tem efeito poderoso sobre o sistema urinário. Existem determinadas condições num corpo debilitado nas quais o sangue se torna ralo, surgindo dores ao redor da cintura e a necessidade frequente de urinar. Isso pode acontecer quando se bebe café em excesso e quando há abuso de atividade sexual, que mina o poder vital, enfraquecendo o sêmen e tornando o sangue ralo.

Quando a enfermidade já se instalou, é chamada de vyaptha roga, e quando se encontra em processo de disseminação, é chamada de vyapaka roga. Essas condições podem levar ao desenvolvimento do diabetes, e podem ser evitadas mediante a prática desse asana. Janu sirshasana A e B são especialmente benéficos para os homens, e janu sirshasana C para as mulheres. Isso porque o shivani nadi, que estimula o pâncreas a produzir insulina suficiente, está localizado próximo ao períneo nos homens (A e B) e próximo ao umbigo nas mulheres (C). O próprio calcanhar produz calor, o que promove um efeito terapêutico adicional. Acontece também o abrandamento do aumento da próstata.

Janu sirshasana A, B e C em desenho por John Scott

Janu sirshasana A, B e C em desenho por John Scott


Texto digitado por Cristiano Bezerra em 14 de janeiro de 2014 e extraído da página 48 do livro Astanga Yoga (1996, 2009), de Lino Miele, com tradução de Regina Ehlers, Editora Jaboticaba, São Paulo.


Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.