Benefícios de paschimottanasana, segundo Lino Miele

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Paschimottanasana, em desenho por John Scott

Paschimottanasana, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

É de suma importância controlar mula bandha e uddiyana bandha ao se praticar paschimottanasana, a postura de alongamento das costas voltadas para o poente. Nas flexões extremas, o ar penetra os pulmões com alguma força. Quando os dois orifícios (um no ânus e o outro na saída do trato urinário) são mantidos fechados como em mula bandha, o ar é capaz de estimular o sushumna nadi. A inspiração (prana vayu) e a expiração (apana vayu) aumentam o fogo abdominal (agni), auxiliando na purificação dos órgãos internos. O fígado, o baço, os pulmões e os rins exercem papel importante na limpeza do sangue, o que é vital para uma boa saúde. Um suprimento fresco de sangue ricamente oxigenado para a área abdominal, lugar onde se iniciam todas as enfermidades, mantém os órgãos limpos, saudáveis e fortes. Paschimottanasana também age de maneira benéfica sobre o nervo vago, fortalece e purifica o corpo inteiro, incluindo o coração, e torna o corpo firme, sem excesso de gordura.


Paschimottanasana A, B, C e D, em desenho por John Scott

Paschimottanasana A, B, C e D, em desenho por John Scott

Capa do livro Astanga Yoga, de Lino Miele

Capa do livro Astanga Yoga, de Lino Miele


Texto digitado por Cristiano Bezerra em 10 de abril de 2011 e extraído da página 40 do livro Astanga Yoga, de Lino Miele, com tradução de Regina Ehlers, Editora Jaboticaba, São Paulo.


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