Explorando o Vinyasa

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Juan Anguiano em urdhva mukha paschimottanasana

Workshop de Ashtanga Vinyasa Yoga ministrado em Fortaleza por Juan Anguiano, do Texas, USA


Dias 11 e 12 de maio de 2002, sábado e domingo.

Lembrar quem somos;
aprender a estar confortável neste corpo;
e agir de acordo com nossa própria verdade:
esse é o primeiro passo.
Por favor, dedique um momento para centrar-se.
Ouça a própria respiração
e sintonize-se com a essência da Vida.

Juan Anguiano

O Ashtanga Vinyasa Yoga é um método dinâmico de praticar asanas (posturas psicofí­sicas), utilizando as posturas tradicionais do Hatha Yoga numa sequência fluida e sem intervalos, sendo o mais exigente no plano fí­sico de todos os métodos de Yoga que se conhecem hoje em dia. Começou a ser ensinado no iní­cio do século XX por Sri Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989), de Mysore, sul da Índia, e é atualmente transmitido pelo seu discí­pulo Sri K. Pattabhi Jois (1915-).

Esse método envolve a sincronia entre a respiração e as sequências de posições (asanas), combinando movimentos interligados que fluem através do movimento respiratório (vinyasa). A respiração é o coração desse método, conectando asana a asana em uma ordem precisa. Essa sequência de posições corporais une flexibilidade e força, firmeza e relaxamento, discernimento e aceitação. Produz um intenso calor corporal, desintoxicando órgãos internos e músculos através da transpiração, com uma profunda melhora na circulação (promovendo a purificação, tonificação e oxigenação de órgãos e glândulas), um corpo forte e uma mente clara e atenta, atuando no sistema nervoso central e preparando o corpo e a mente para a meditação.

A primeira série de posições consiste em uma sequência fluida que enfatiza o alongamento e o alinhamento do corpo, refinando a respiração (pranayama), aumentando a concentração (dharana), aquietando os sentidos (pratyahara), e preparando o praticante para a meditação (dhyana), e eventualmente conduzindo ao samadhi, a contemplação, ou união, o estado de integração total. Além disso, é também ressaltado, no trabalho, a ética (yama) e a autodisciplina (niyama). A respiração utilizada é chamada de ujjayi, que condiciona os pulmões a aumentarem a capacidade de absorção do oxigênio, ao mesmo tempo em que treina o coração a aumentar sua eficiência. O ujjayi provoca um ruí­do quando o ar passa pelo palato, e isso nos deixa atentos í quilo que estamos fazendo, aumentando a nossa concentração e percepção.

Pode parecer contraditório í  nossa visão ocidental de Yoga pensar em um método no qual se tenha que usar força e que produza transpiração, mas essa prática exigente requer um esforço fí­sico considerável e purificação do sistema nervoso. A mente se mantém atenta, e então se torna lúcida, clara e precisa. Movimento para a quietude, espécie de prece com o corpo, o Ashtanga pode levar o praticante dedicado a uma autodescoberta profunda e um contato com a inteligência universal que habita dentro de si mesmo.

Nesse método, todos os órgãos internos e glândulas são estimulados e tonificados. A desintoxicação acontece em ní­veis celulares e o corpo inteiro se purifica. A vitalidade aumenta, e o relaxamento profundo segue a prática. O resultado é uma melhor circulação, um corpo leve e forte e uma mente calma. E esses poderosos resultados têm estimulado a popularidade do Ashtanga Yoga no mundo inteiro.

sobre o ministrante:

Juan Anguiano é Instrutor Certificado de Ashtanga Vinyasa Yoga. Passou por um intenso treinamento com professores de diversas linhas do Yoga. Possui mais de 6 anos de prática pessoal e 3 anos de experiência como professor. Seu primeiro contato com o Yoga foi através do Suze Curtis Dynamic Power Yoga. Estudou Ashtánga Vinyasa Yoga com Sri K. Pattabhi Jois, Iyengar Yoga, algo sobre Kundaliní­ e Western Power Yoga com professores como Edward Clarke, de Tripsichore, Suze Curtis, de Dallas, Texas, John Deminico, de AAA, ISMA, Nancy Gilgoff, de Maui, Gwemdolyn Hunt, da Finlândia, Sueli Jonishi, de São Paulo, Lino Miele (Certificado por Pattabhi Jois, Vice-Presidente da International Federation of Ashtánga Yoga Centers e Autor do livro Ashtánga Yoga), de Roma, Itália, Sandra Summerfield Kozak, do International Yoga Studies, Pedro Kupfer e Camila Reitz, do YogaShala, de Florianópolis, SC, Joseph LePage, do Integrative Yoga Therapy, Tias Little, do Yoga Source, de Santa Fé, CA, USA, Erich Schiffman, do Yoga Works, de Santa Mônica, CA, David Life e Sharon Gannon, do Jivamukti Yoga Center, de New York, Ramanand Patel, do Iyengar Yoga Institute, de San Francisco, CA, Larry Schultz, do Its Yoga, de San Francisco, CA, David Swenson, de Houston, Texas, USA, Núbia Teixeira, de São Paulo, Glenda Wolchuck, do Whole Health Partners, de Dallas, Texas, Rodney Yee, do Piedmond Yoga, de Oakland, e vários outros professores. Sua intensa dedicação ao estudo e í  prática do Yoga torna suas habilidades docentes cada vez mais aperfeiçoadas.

Visite o site do professor Juan Anguiano clicando aqui: www.yogachikitsa.com

datas: dias 11 e 12 de maio de 2002

horários:
sábado, das 9 í s 12h e das 15 í s 18h;
domingo, das 9 í s 12h.

Haverá tradução consecutiva durante todo o evento!

local: Studio de Alongamento
Rua Israel Bezerra, 186, Dioní­sio Torres, Fortaleza, CE

taxa de inscrição:

R$ 110 até o dia 13 de abril de 2002
R$ 120 do dia 14 de abril ao dia 4 de maio de 2002
R$ 130 a partir do dia 5 de maio de 2002

Você poderá ainda parcelar em 2 ou 3 vezes iguais esse valor, sendo a última parcela em junho.

Traga sua toalha, seu yoga mat (tapetinho de prática, caso tenha) e muita disposição!

organização: Cristiano Bezerra

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