Gomukhasana, segundo Gustavo Ponce

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Go, “vaca”; mukha, “cara”; asana, “postura”

Cristiano Bezerra em gomukhasana
» por Gustavo Ponce

Lesões nos joelhos são muito comuns, devido ao desgaste natural a que estão expostos, pois devem suportar o peso do corpo enquanto caminhamos ou estamos de pé. Esta postura alivia tensões acumuladas nos joelhos e, ao mesmo tempo, abre os quadris e flexibiliza os ombros. Muitas pessoas que experimentam pela primeira vez essa postura podem encontrar dificuldades devido à forte sensação de abertura nos quadris.

Execução

Cristiano Bezerra em gomukhasana1) Sente em dandasana. Recolha a perna esquerda de maneira que esta fique embaixo do seu corpo. O pé esquerdo deve ficar ao lado do quadril direito.

2) Posicione agora o joelho direito sobre o joelho esquerdo, com o pé direito na parte de fora do quadril esquerdo. Os glúteos ficarão entre os pés. Se os glúteos não chegarem confortavelmente ao solo, ponha uma manta dobrada embaixo deles.

3) Leve o braço direito às costas, dobrando o cotovelo. Coloque o dorso da mão entre as escápulas.

4) Levante o braço esquerdo sobre a cabeça, dobre o cotovelo de modo que a mão deslize pela nuca até encontrar a mão direita. Se as mãos não alcançarem uma a outra, segure com cada mão uma extremidade de uma cinta.

5) Mantenha-se na postura por um minuto e execute a postura para o outro lado.

Se a perna esquerda está por baixo, o braço esquerdo está por cima. Se a perna direita está por baixo, o braço direito está por cima“.

Benefícios

Cadernos de Yoga, volume 19, do Outono de 20081) Cura cãibras nas pernas.

2)elasticidade aos músculos do tórax.

3) Flexibiliza as articulações dos quadris, joelhos e ombros.

4) Não apenas dá mobilidade às articulações, como também elimina o acúmulo de ácido lático. Esses benefícios são válidos também para posturas como baddha konasana, virasana e sukhasana.


Texto originalmente publicado nas páginas 13 e 14 da edição nº 19, do Inverno de 2008, do periódico trimestral Cadernos de Yoga, traduzido por Tales Nunes e digitado em 3 de setembro de 2011 por Cristiano Bezerra.

Gustavo PonceNascido em Santiago do Chile em 1947, Gustavo Ponce é o diretor fundador do Instituto Yogashala de Santiago, um dos principais centros de Yoga da América Latina, e do Centro de Retiros de Yoga Canal Om. Foi embaixador do Chile no Japão até 1990. Praticou artes marciais japonesas dos 11 aos 35 anos. Iniciou a prática do Yoga em 1972, aos 25 anos de idade, Gustavo Ponce com B.K.S. Iyengardurante sua primeira viagem à Índia, como uma solução para as numerosas lesões adquiridas na prática das artes marciais, e começou a se dedicar integralmente ao Yoga a partir de 1982. Estudou diretamente com B.K.S. Iyengar de forma ininterrupta entre 1986 e 2000, bem como com Pattabhi Jois, de Mysore, e T.K.V. Desikachar, de Chennai. Escreveu, entre outros, os livros Yoga, la Ciencia del Cuerpo y del Alma (2007), um tratado de proporções enciclopédicas, Dynamic Yoga (2001) e Manual de Sattva Yoga (2007). Gustavo Ponce com Sri K. Pattabhi JoisIntroduziu no Chile os métodos Iyengar Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga e Viniyoga, convertendo-se assim o Yogashala em um ponto de origem e difusão desses métodos para as demais escolas de Yoga no Chile. Seu espí­rito criativo e marcada individualidade o conduziu a criar, em parte inspirado nos métodos mencionados, seus próprios métodos de Hatha Yoga: Dynamic Yoga, Prana Shakti Yoga e Sattva Yoga, ensinado por ele e seus alunos por toda a América Latina. Contribuiu também com a criação do Instituto Chileno de Yogaterapia, centro formado por médicos, cinesiólogos e professores de Yoga para o tratamento de todo tipo de doenças músculo-esqueléticas e problemas respiratórios. Gustavo visitou o Brasil em diversas ocasiões para apresentar seus profundos ensinamentos sobre vários métodos diferentes em nosso paí­s, como o Iyengar Yoga, o Viniyoga, o Prana Shakti Yoga e o Sattva Yoga. Se quiser saber mais sobre o trabalho de Gustavo, visite estes websites: www.yogashala.cl, www.canalom.cl e www.sattvayoga.cl





Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *