Linhas de Consciência

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
0 Flares 0 Flares ×

Workshop de Iyengar Yoga em Fortaleza com Katia Dacosta, do Rio de Janeiro

Veja 93 das melhores fotos da aula da tarde do dia 24 de março de 2007, sábado, produzidas por Denise Mustafa,
nestas 18 páginas: 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Katia Dacosta em utthita trikonasana - foto por Chris StocklerDias 23, 24 e 25 de março de 2007 (sexta, sábado e domingo).

Caso você não tenha a disponibilidade para participar de todo este Workshop, poderá alternativamente fazer de forma avulsa qualquer uma destas quatro aulas de 3 horas cada. Saiba como clicando aqui!


Iyengar Yoga é conhecido basicamente como o método do alinhamento postural. Mas o que se quer alinhar? Em que consiste o alinhar? E para onde esse alinhamento pode levar a nossa prática de Yoga?

Segundo a Vastasutra Upanishad, posicionar as diferentes partes do corpo ao longo de linhas precisas é prezado como conhecimento de Brahman.

B. K. S. Iyengar diz que não se deve subestimar a palavra alinhar: “É pelo alinhamento do meu corpo que descubro o alinhamento da minha mente, inteligência e Self… O alinhamento do corpo mais externo (karya sharira) com o corpo mais interno (karana sharira) é o caminho para conectar a nossa realidade pessoal com a realidade universal” (Light on Life, capí­tulo I, página 8).

Katia Dacosta em chaturanga dandasana - foto por Chris Stockler

No método Iyengar, a execução dos asanas busca otimizar o alinhamento das diferentes partes do corpo de forma a se obter uma melhor extensão/expansão, maior equilí­brio nas ações musculares e consequentemente uma maior sensação de leveza e simetria em cada postura. O esforço de permanecer na postura torna-se “sem esforço”. Ao alcançar-se esse estado, sukham (conforto, deleite) acontece simultaneamente no corpo e na inteligência (buddhi), e a perfeição no asana é atingida (Yoga Sutra, II:47). E o sadhaka não é mais perturbado pelas dualidades (Yoga Sutra, II:48).

Neste workshop, Katia Dacosta propõe despertar a sua curiosidade em explorar as linhas de consciência que os asanas imprimem no corpo, na mente e na consciência.

Katia Dacosta em utthita parsvakonasana - foto por Chris Stockler


Vakratunda Mahakaya Suryakoti Samaprabha Nirvighnam Kurumedeva Sarvakaryeshu


Programação:

Katia Dacosta em virabhadrasana A - foto por Chris Stockler

Sexta-feira, 23 de março18 í s 21 horas:

  • Posturas de Extensão de Pernas
  • Sábado, 24 de março9 í s 12 horas:

  • Posturas em Pé
  • Sábado, 24 de março15 í s 18 horas:

  • Posturas em Pé / Torções
  • Domingo, 25 de março9 í s 12 horas:

  • Extensões
  • Será emitido pelo Ekadanta Yogashala um Certificado de Participação para os que cumprirem toda essa programação de 12 horas.

    Caso você não tenha a disponibilidade para participar de todo este Workshop, poderá alternativamente fazer de forma avulsa qualquer uma destas quatro aulas de 3 horas, pelo valor de R$ 70 cada.


    Vakratunda Mahakaya Suryakoti Samaprabha Nirvighnam Kurumedeva Sarvakaryeshu


    Katia Dacosta em adhomukha svanasana - foto por Chris Stockler

    sobre a ministrante:

    Katia Dacosta
    Formada em Cinesiologia pela Faculdade de Educação Fí­sica da Universidade de Maryland, EUA, Katia Dacosta é praticante de Hatha Yoga desde 1993, iniciando a sua primeira formação de professores em 1994. Em 2002 viajou para o sul da Índia, onde praticou Ashtanga Yoga com o professor Lino Miele. Ao retornar ao Brasil, decidiu dedicar-se total e exclusivamente í  sua prática de Iyengar Yoga, iniciada em 2000, e, em 2004, formou-se com o professor de Iyengar Yoga, Kalidas Nuyken, responsável pelo Surya Espaço de Yoga, em São Paulo.

    Buscando aprofundar-se no método Iyengar Yoga, participou de diversos cursos, oficinas e intensivos:

    Katia Dacosta em foto por Chris Stockler

  • Oficinas de estudo na Unity Woods, escola dirigida pelo professor sênior John Shumacher, em Washington D.C., EUA, em julho de 2000 e de 2001;
  • Cursos Intensivos ministrados pelo professor junior 2, o francês Laurent Dauzou, no espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, em maio e setembro de 2005 e janeiro e maio de 2006;
  • Oficina ministrada pela professora sênior, a italiana Gabriella Giubilaro, no Corpo Zen, Rio de Janeiro, em agosto de 2005;
  • Curso Intensivo com a professora sênior, a alemã Rita Keller, no Surya Espaço de Yoga, em São Paulo, em novembro de 2005;
  • Oficina internacional de Iyengar Yoga, com o professor sênior, o americano Manouso Manos, na A!Body Tech, Rio de Janeiro, em maio de 2006;
  • Intensivo de verão em Amsterdam, Holanda, com o professor sênior, Clé Souren, e Intensivo de verão em Blacons, França, com o professor sênior, Faeq Biria, em julho de 2006;
  • Passagens HarmônicasWorkshop Intensivo com o italiano Renato Turla no espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, em agosto de 2006.
  • É sócia-fundadora e Diretora Suplente da recém-formada Associação Brasileira de Iyengar Yoga, para o perí­odo de 2006-2007.

    Katia Dacosta em adhomukha svanasana - foto por Chris Stockler

    (continua…)





    Compartilhe esse conteúdo com alguém...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *