Thai Yoga

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
0 Flares 0 Flares ×

Curso Intensivo ministrado em Fortaleza por Tania Sturzenegger, de São Paulo, SP

Dias 28 e 29 de abril de 2001, sábado e domingo.

O que é Thai-massagem? O que é Thai-Yoga®?

Thai-Yoga, ou Thai Massagem ou Ancient Massage (Massagem Antiga), é uma técnica milenar, pouco difundida no Brasil. Também conhecida como Yoga do Preguiçoso ou Yoga Passivo, trabalha os canais de energia, linhas Sen ou Nadis, o sistema linfático, o alongamento, a flexibilidade, o equilí­brio corpo, mente e espí­rito, a meditação e o alí­vio das tensões.



Para mim, é um prazer falar sobre essa técnica maravilhosa de massagem que é tão ligada ao Yoga e ao mesmo tempo tem uma imagem tão distorcida aqui no Brasil.

Thai vem de Thailand. Sim, a massagem tailandesa de verdade é bem parecida com uma aula de Yoga. Fica clara essa influência nas posições e movimentos de extensão.

Suas origens estão na Índia, assim como o Yoga, e também no Buddhismo, cuja filosofia permeia todo o trabalho de Thai. Nas raí­zes dessa massagem milenar vamos encontrar também influências da medicina ayurvêdica e chinesa.

Seu fundador foi um médico indiano contemporâneo de Buddha, Jivaka Kumar Bhaccha (na Tailândia, Dr. Shivago Komarpaj), que é mencionado nas antigas escrituras (Pali Canon) do Buddhismo Theravada.

Tania ensinando Thai Yoga no Yoga Sangam 2001É conhecida como massagem antiga (e que cura), com o nome de Nuad Borarn. A palavra Borarn deriva do sânscrito Purana, que significa antigo e sagrado. Através dos anos, esse conhecimento foi transmitido oralmente (Parampara), pois quando a Tailândia foi dominada pelos burmeses, em 1767, e a capital Ayutthia foi destruí­da, muitos textos antigos e sagrados (inclusive os de Nuad Borarn) foram perdidos. Em 1832, o rei Rama III tinha a melhor coleção de textos salvos, escritos em pedra, que foram colocados nas paredes do Templo Phra Chetuphon, mais conhecido como Wat Po, e lá estão até hoje gravadas 60 posições, 30 mostrando a frente do corpo e as demais mostrando as costas.

Estão ali também as linhas de energia (Sen, em Thai) e os pontos de terapia (onde se usa pressão) ao longo das linhas. Thai massagem não é baseada num sistema ocidental de anatomia. É baseada em energia, prana, que é o fundamento de todas as técnicas orientais de cura. No corpo humano, essa energia flui por uma rede de canais ou linhas Sen, nadis ou meridianos. A saúde é o equilí­brio e a harmonia dessas energias em nosso corpo.

Além disso, a saúde é vista como um estado de vitalidade, força e paz interior. Esse trabalho combina massagem nos pontos e linhas de energia, alongamento, torções e meditação. Assim como no Yoga, a Thai reconhece 72.000 canais de energia, ou nadis.

As mais importantes são: Sen Sumana (Sushumna), Sen Ittha (Ida) e Sen Pingkala (Pingala). Todas as linhas são importantes, mas essas afetam mais diretamente todo o nosso sistema energético, e estão diretamente ligadas aos chakras (centros vitais) mais importantes.

Thai massagem é um dos quatro ramos da medicina tailandesa. Os outros três são ligados í  cura com ervas, dietas e práticas espirituais, como a meditação.

Profundamente ligada ao Buddhismo que florescia na época, a Thai é um caminho para se cultivar os quatro estados divinos dessa filosofia: Metta (bondade amorosa), Karuna (compaixão), Mudita (alegria contagiante) e Uppekha (equanimidade, imparcialidade, não agressão).

É assim que se trabalha quando se aplica uma Thai: em estado meditativo, fluindo como uma dança, com seu ritmo divino, aprofundando a conexão corpo, mente e espí­rito. Os efeitos são como no Yoga: aumento da energia vital, alí­vio das tensões, liberação da energia estagnada, aumento de flexibilidade nas articulações, alongamento dos músculos, relaxamento e sensação de paz e equilí­brio.

Chamo de Thai Yoga ® o trabalho que combina as duas coisas: práticas de Yoga e Thai massagem.

Há necessidade de se fazer pranayama todos os dias, por exemplo. Também alguns asanas e bandhas. Meditação e mantras complementam e harmonizam seu sadhana. Tudo deve estar incorporado, digamos assim, a uma quase rotina… Sim, pois nada é simplesmente rotina. O sadhaka deve estar atento í s mudanças que surgem no caminho natural e espontâneo da Shakti. O movimento da vida, a dança de Shiva manifestada. Assim, as práticas vão se alternando (Yoga-Thai-Yoga…) e se adaptando ao momento de cada aluno.

A Thai massagem também é conhecida como “Yoga do preguiçoso”, ou “Yoga passivo”, pois os resultados são muito semelhantes. Vale experimentar!

Tania Sturzenegger

sobre a ministrante:

Tania Sturzenegger estuda técnicas corporais há vários anos. Atualmente, dá aulas particulares de Yoga e sessões de Thai-massagem em São Paulo, onde vive. Morou em Zurique, na Suí­ça, por 5 anos, e deu aulas de dança na escola de Peter Landolt. No Brasil, estudou com Breno Mascarenhas, Julio Vilan, fez curso de Teatro com o grupo Tapa e com Zé Maria Carvalho aprendeu a integrar o movimento, a respiração e a consciência. Com Márcia de Luca, do CIYMA – Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, representante de Deepak Chopra no Brasil, fez a junção do Yoga e da ciência ayurvêdica. Deu aulas de Yoga na Academia Master, na Fórmula e no CIYMA, onde também fazia massagens ayurvêdicas. Com Angela Hosse, iniciou seu caminho no Reiki. Apaixonada por Belly Dance, ou dança do ventre, como é mais conhecida, Tania é aluna de Yasmin Namuh. Quando esteve em Bangkok, na Tailândia, conheceu e se encantou com a tradicional Thai-massagem Nuad Bo Rarn. Já aqui no Brasil, estudou com Javier Pizarro Concha, e na Califórnia foi aluna de Saul David Raye. Depois de dominar a técnica, adotou-a no seu trabalho. Conhecida como Yoga passivo, a Thai alonga, oxigena e equilibra todo o corpo. Assim, Tania criou uma linha própria de trabalho. A sua prática inovadora integra a nova geração de profissionais de Yoga. Atualmente, Tania atua como personal yoga trainner em São Paulo, mesclando todo esse conhecimento. Lançou, em dezembro de 1999, o ví­deo Yoga, Saúde e Energia, uma prática completa para todos os ní­veis, do básico ao avançado.

Capa do ví­deo Yoga, Saúde e Energia

Tania Sturzenegger

Visite o site da Tania em: www.tania-sturzenegger.com

Dias: 28 e 29 de abril de 2001 (sábado e domingo)

Horário: das 14 í s 19 horas

Será fornecido material didático e entregue Certificado de Participação para aqueles que cumprirem toda a carga horária desse Curso.

Local: Studio de Alongamento

Rua Israel Bezerra, 186, Dioní­sio Torres, Fortaleza, CE.

Taxa de inscrição: R$ 150,00

Organização: Cristiano Bezerra




Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.