Ujjayi pranayama

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
0 Flares 0 Flares ×

yogi tibetanopor Cathia Karin Heuser

Ujjayi significa extensão vitoriosa ou alongar a respiração. Essa respiração produz um som que inicialmente acontece de uma forma um pouco exagerada, pois a contração aperta a área da glote, na garganta, tornando a respiração muito barulhenta, mas, em seguida, com a prática, vai se descobrindo uma forma mais natural e suave de fazê-la, contraindo suavemente a garganta para cima e para trás. A sensação que dá é de que o ar entra pela garganta.

Um som suave e consistente ajuda a adquirir um fluxo consistente na respiração e também traz calor ao corpo, por causa da fricção que acontece.

Pode acontecer também no iní­cio um som residual na entrada das narinas, mas isso diminui com o tempo. O som também pode surgir da área superior do palato, onde também ocorre uma fricção.

Prática de Ashtanga Vinyasa YogaEventualmente o som torna-se profundo na base da garganta, ressonando na cavidade do tórax.

Para os iniciantes é normal enfatizar-se a exalação e o som do ujjayi na exalação, para prolongar e demorar mais na exalação. Para os mais adiantados também é enfatizada a exalação quando se está aprendendo um asana novo.

Existe uma tendência natural de inalar de forma mais curta no urdhva mukha svanasana e em outros movimentos em que arqueamos as costas e nas torções. O praticante deve tentar manter o iní­cio da inalação suave, contí­nuo, e, com o som do ujjayi, observar a duração da inspiração, para que ela seja prolongada e não irregular e abrupta.

O som da respiração deve ser consistente durante toda a prática. Um caminho para isso é contar o tempo de inalar e de exalar, como, por exemplo, inspirar e exalar contando 5 segundos.


Texto extraí­do da página www.mangalam.com.br/textos/ujjayi.

Visite o website do Mangalam Yogashala, da professora Cathia Karin Heuser, em www.mangalam.com.br

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.