Sakshi (consciência testemunha e auto-observação)

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
0 Flares 0 Flares ×

por Cathia Karin HeuserSakshi, a consciência testemunha

Sakshi é o contato constante com o nosso eu profundo, em qualquer experiência da vida, é permanecer nas atividades da vida sem perder esse contato, é fazer tudo o que se tem para fazer, com auto-observação constante e ininterrupta, é manter a consciência daquilo que é essência, sem envolvimento ou identificação com experiências, sejam elas positivas ou não.

Mantemos o contato com aquela parte de nós que não muda, que não sofre ou se exalta, como espectador dessas experiências, mas com distanciamento.

Na prática do Yoga podemos permanecer em movimento na respiração e nos asanas, mudar o foco do olhar ou nos concentrarmos em alguma parte do corpo, mas testemunhamos isso tudo com a presença da nossa consciência em profunda tranquilidade, em sattva (pureza, equilí­brio).

Flor de LótusAssim conseguimos estar presentes na ação, ao mesmo tempo em que a observamos sem nos envolvermos com ela, e com seus frutos.

Como, por exemplo, quando observamos a nossa respiração: ao mesmo tempo em que respiramos, existe uma parte do nosso ser não envolvida com o processo, mas que o observa.

Podemos nos concentrar nessa parte do nosso ser como uma luz interior, brilhando em nosso coração e representando a nossa consciência divina, ou imaginando o coração contento uma belí­ssima flor de lótus.


Texto extraí­do da página www.mangalam.com.br/textos/sakshi.

Visite o sí­tio do Mangalam Yogashala, da professora Cathia Karin Heuser, em www.mangalam.com.br




Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Comentários

Sakshi (consciência testemunha e auto-observação) — 2 Comentários

  1. Olá Cristiano, tudo OM?

    A prática constante de Yoga faz com que essa difí­cil auto-observação se torne mais “fácil” de ser conquistada… Acredito que a grande dificuldade está em manter essa auto-observação durante as atividades no dia-a-dia…

    Namastê!

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.