A história do Mahabharata contada por Gloria Arieira

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Em 4 de julho de 2017, a Profª Gloria Arieira começou a contar, no Vidya Mandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, a história do Mahabharata baseada no livro Mahabharata, de Kamala Subramaniam.


Episódio 1, Nas margens do Ganges, publicado em 19 de janeiro de 2019 na playlist Mahabharata do canal Vidya Mandir – Vedanta e sânscrito no YouTube.

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Introdução ao capítulo 18 da Bhagavad Gita

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Aula introdutória ao capítulo 18 da Bhagavad Gita, realizada em 30 de maio de 2018 pela Profª Gloria Arieira no Vidya Mandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito e publicada em 8 de junho de 2018 na playlist Sala de Aula do canal Vidya Mandir – Vedanta e sânscrito no YouTube.

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Introdução à Bhagavad Gita

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Aula da Profª Gloria Arieira, do Vidya Mandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, realizada no dia 8 de agosto de 2015, na Semana de Vedanta, e publicada em 30 de novembro de 2017 na playlist Sala de Aula do canal Vidya Mandir – Vedanta e sânscrito no YouTube.

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O que é Yoga? por Pedro Kupfer

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Cristiano Bezerra em padmasana, a postura da flor de lótus, em 2013. Foto por Cristiane Brito.

Cristiano Bezerra em padmasana, a postura da flor de lótus, em 2013. Foto por Cristiane Brito.

» por Pedro Kupfer (1966-), do yoga.pro.br

Muito se fala a respeito do Yoga. Muitas definições foram dadas, mas sempre temos a sensação de que alguma coisa fica faltando; de que ele se recusa a ficar aprisionado numa definição. Porque essas quatro letras juntas significam muitas coisas. E o Yoga acaba sendo sempre mais do que as palavras podem dizer.

O Yoga é uma visão peculiar sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, bem como um caminho de autoanálise que pode ser colocado em prática, prescindindo de qualquer teoria ou crença. Um caminho que conduz o homem a compreender verdadeiramente a si mesmo.

Todo mundo já ouviu dizer que Yoga significa união em sânscrito, mas Yoga igualmente significa trabalho, aplicação. Ou seja, Yoga seria o meio e o fim ao mesmo tempo. Jaideva Singh, no comentário do Vijñanabhairava (p. XIII), um antigo texto tântrico, afirma:

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