Anatomia para o Yoga » Curso Intensivo com Cláudio Fernandez em Fortaleza

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro

18, 19 e 20 de março de 2011, sexta, sábado e domingo, no Flor de Lótus Yoga & Ayurveda

Aula de Anatomia para o Yoga com Cláudio Fernandez em Campinas (SP), outubro de 2010
O Ocidente desenvolveu uma visão do homem, a partir de análises das partes que compõem o seu corpo denso (sthula sharira), a qual chamamos de Anatomia. A partir dessa visão, começou-se a pesquisar o funcionamento fisiológico e biomecânico do corpo humano, dividido em sistemas e músculos especí­ficos.

A Anatomia tem evoluí­do desde os primeiros trabalhos de Vesalius e, durante o século XX, com a confrontação dos dois grandes sistemas médicos, o indiano e o chinês, começou a desenvolver uma visão mais integral e holí­stica, entendendo que o corpo denso é parte de um todo, energético, emocional e mental, e que esse todo interage criando o ser humano completo.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Uma outra maneira de ver os chakras

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Chakras em um yogi

» por Tales Nunes

Sempre ouvimos que os chakras deveriam ser visualizados ou sentidos. Como não conseguimos vê-los ou senti-los em toda a complexidade que é apresentada pelo Tantra, propomos interpretá-los de uma maneira diferente. Sugerimos, neste artigo, apenas pensarmos sobre os chakras. Acreditamos que o caminho à iluminação proposto pela prática tântrica pode ser pensada como uma simbologia da nossa própria trajetória de vida e da nossa busca pessoal pela espiritualidade, ou melhor, pela liberação. De acordo com o Vedanta, independentemente de etnia, nacionalidade ou crença, são quatro as buscas dos seres humanos: artha (segurança), kama (prazer), dharma (o correto agir) e moksha (a libertação).

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

O inimigo sou eu – matéria sobre Meditação Vipássana na revista Época

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Eliane Brum meditando na revista Época nº 503, de 7 de janeiro de 2008Capa da revista Época nº 503, de 7 de janeiro de 2008Leia online esta inédita e exclusiva matéria sobre Meditação Vipássana publicada nas páginas 92 a 103 da edição 503, de 7 de janeiro de 2008, da revista Época, do Rio de Janeiro, em www.epoca.com.br

Meditação radical

Nossa repórter viveu 10 dias em silêncio e 120 horas na mesma posição.

Esta é a história de uma aventura que desafia os limites do corpo e da mente. A repórter de Época fez um retiro de meditação, no interior do Rio de Janeiro. Foram dez dias sem falar, ler ou escrever, mais de uma centena de horas imóvel. O objetivo do curso era mudar o funcionamento da mente para eliminar o sofrimento. Dos 61 participantes, cinco desistiram em diferentes etapas do percurso. A seguir, o relato dessa longa viagem pela geografia interior.

por Eliane Brum || fotos por André Valentim

Compartilhe esse conteúdo com alguém...