O aperfeiçoamento do asana

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

» por Marilda Velloso
Katia Dacosta em utthita trikonasana
É muito comum ouvir-se falar nas escolas de Yoga: “Fulano faz asanas tão bem!”…

Claro que a pessoa que assim se expressa fala do “desenho” do asana, isto é, que o asana, em seu momento de estabilidade, mostra-se exatamente igual ao que vemos em fotos ou desenhos nos livros de Yoga.

É muito desejável chegar-se a este ponto de “perfeição”, pois significa que o praticante está com o seu potencial ósseo-muscular em perfeitas condições e que nenhum problema fisiológico o impede de praticar o asana em questão.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Técnicas e métodos para o despertar da consciência

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Entrevista com Robert Broughton

www.robertbroughton.comCristina – Quais são as suas técnicas e métodos?

Robert – Essa questão “quais são as suas técnicas e métodos”, assim formulada, é compreensí­vel, porque essa é a maneira que nós fomos condicionados desde crianças; a maneira como nós vivemos é mais conectada com fazer do que com ser. Então somos orientados para métodos e técnicas em relação a tudo. E a melhor coisa que uma técnica e um método podem fazer é dar uma experiência temporária do que está além da mente. Assim que você termina de praticar o método ou a técnica, a mente volta imediatamente. E essa maneira de viver orientada em métodos e técnicas tem a sua utilidade. Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Yoga e liberdade

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

yogi em garbha pindasana» por Tales Nunes

Liberdade não é fazer o que se quer,
mas simplesmente contentar-se com o que se é.”
(Tales Nunes)

Qual, afinal, é o objetivo do Yoga? Para que fazermos tantas ações e criarmos uma disciplina de prática de Yoga? Parto do princípio de que o objetivo de praticarmos Yoga é alcançarmos a liberdade. Mas, se buscamos alcançar a liberdade, é porque não somos livres. Então, o que nos aprisiona?

O mundo, a realidade, é como é. Nós imprimimos sobre ele valores, desejos e expectativas, a tal ponto de podermos dizer que existe um mundo em cada mente humana. Há uma maneira de ver e de interpretar o mundo em cada pessoa.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...