A Saudação ao Sol

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

» por Cathia Karin Heuser

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar A

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar A

Há milhares de anos, na antiga tradição cultural indiana, essa atividade cumpria dupla finalidade: como religião, adorar o Deus Sol (Surya), e, como exercício, para tornar o corpo flexível, ágil, acordar a energia interna e despertar a energia espiritual da kundalini.

O Surya Namaskar (Saudação ao Sol) é uma sequência de flexões e extensões. Inicia-se memorizando os asanas e depois sincronizando com as inspirações e exalações. Quando se eleva a cabeça, os braços ou tronco, inspira-se, e quando baixamos o tronco, os braços ou a cabeça, exala-se.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Formação em Yoga 2011 – Módulo Bhagavad Gita

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Ministrado em Fortaleza por Tales Nunes, de Florianópolis (SC)

de 21 a 30 de janeiro de 2011 no Flor de Lótus Yoga & Ayurveda

Aula prática com Tales NunesO Yoga é uma tradição cultural milenar que teve a sua origem na Índia, há mais de 5.000 anos. Apesar de ter nascido nesse país, pertence à humanidade, pois fala do ser humano, para qualquer ser humano. Por isso, essa tradição se espalhou e hoje é estudada e divulgada em todo o mundo. O Yoga nos propõe um estilo de vida inteligente que nos direciona ao autoconhecimento e à compreensão integral do ser humano e da vida.

O intuito deste Curso de Formação é apresentar o Yoga em toda a sua riqueza e profundidade, estudando as suas origens e seus textos fundamentais, e, ao mesmo tempo, mergulhando na sua proposta prática, e tem como objetivo habilitar Instrutores de Yoga, promovendo a vivência da prática e do estudo durante 2 módulos de 10 dias seguidos, para que o praticante tenha a possibilidade de imersão no universo do Yoga.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Chakra Sadhana » Curso de Yoga com Cláudio Fernandez em Fortaleza

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo de Yoga em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro

15, 16 e 17 de outubro de 2010, sexta, sábado e domingo, no Espaço Clara Luz

ChakrasDesde muito cedo, na Índia, se desenvolveu a consciência de que o nosso corpo físico é apenas uma camada, a mais superficial e grosseira, de toda uma estrutura muito mais complexa e abrangente. Os yogis que começaram, em profundos estados meditativos, a olhar para o seu interior, descobriram que tanto o corpo físico, que todos nós percebemos, como o corpo sutil, são sustentados por um fluxo constante de energia, que os anima e os integra, e chamaram essa energia, que tudo o permeia, de prana. Esse fluxo de prana circula por nosso corpo por três vias: pela alimentação, em um processo lento de absorção liderado por jataragni, o fogo metabólico interior; por absorção direta pela pele, em uma troca similar a um processo osmótico, onde a energia passa da zona de maior fluxo para a de menor fluxo; e pela respiração, via direta e dinâmica que permite, através de técnicas de controle respiratório, conduzir, aumentar e concentrar o fluxo de prana.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...