Benefícios de paschimottanasana, segundo Lino Miele

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Paschimottanasana, em desenho por John Scott

Paschimottanasana, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

É de suma importância controlar mula bandha e uddiyana bandha ao se praticar paschimottanasana, a postura de alongamento das costas voltadas para o poente. Nas flexões extremas, o ar penetra os pulmões com alguma força. Quando os dois orifícios (um no ânus e o outro na saída do trato urinário) são mantidos fechados como em mula bandha, o ar é capaz de estimular o sushumna nadi. Veja MAIS »

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Vivenciando os textos clássicos do Hatha Yoga

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Curso Intensivo em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro (RJ)

5, 6 e 7 de março de 2010, sexta, sábado e domingo.

Veja 21 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, da aula introdutória e aberta ao público na noite de sexta-feira,
dia 5 de março de 2010, clicando nos números destas 3 páginas: 3 4 5

Veja 38 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do sábado, dia 6 de março de 2010,
clicando nos números destas 5 páginas: 6 7 8 9 10

Veja 16 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do domingo, dia 7 de março de 2010,
clicando nos números destas 2 páginas: 11 12

Cláudio Fernandez em padmasana - foto por Reinaldo SmoleanschiSem dúvida, o Yoga que mais se tem difundido e influenciado o Ocidente é o Hatha Yoga. Porém, a maioria dos praticantes e professores conhece pouco a sua história, evolução e profundidade de seus ensinamentos.

Há mais de uma década começou na Índia um movimento em prol de resgatar, traduzir, comentar e publicar numerosos textos clássicos do Hatha Yoga. Essa iniciativa reúne esforços de vários setores do universo do Yoga, desde representantes atuais da escola dos Nathas (os fundadores do Hatha Yoga) até grandes pesquisadores, como o Dr. M. L. Gharote.

Neste Curso Intensivo teremos uma Introdução ao Hatha Yoga clássico, abordando sua história desde o século IX da nossa era e como nele funcionam o Tantra, a Alquimia medieval indiana, a medicina ayurvédica e antiquíssimas práticas de êxtase, criando um sistema poderoso de iluminação e transcendência. Vivenciaremos técnicas dos textos Goraksha Paddahati, Hatha Yoga Pradípika, Hatharatnavali, Gheranda Samhita, Kumbhaka Paddahati, Shiva Samhita e Hathatattvakaumundi, incluindo a estrutura do sadhana clássico, explicando como as práticas de kriyas, asanas, pranayamas, bandhas, mudras, dharana e dhyana eram articuladas para se chegar à finalidade do Yoga, o samadhi.

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Nadi shodhana pranayama, o pranayama nas escrituras clássicas do Hatha Yoga

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yogi praticando nadi shodhana pranayama
» por Miguel Homem

Vimos dar iní­cio a um estudo comparativo de alguns pranayamas em textos clássicos do Hatha Yoga, o Hatha Yoga Pradipika, o Gheranda Samhita e o Śiva Samhita, com o que se pretende dar a conhecer parte daqueles textos, bem como familiarizar o praticante com a linguagem dos shastras.

O nadi shodhana pranayama é vulgarmente conhecido como a respiração alternada. A sequência base desse pranayama é feita da seguinte forma:

a) colocar as mãos em jñana mudra, visnu mudra, nasagra mudra ou outro;
b) obstruir a narina direita ou preferencialmente logo acima da narina, bloqueando a passagem do ar;
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