Criar bons hábitos e destruir maus hábitos

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Cristiano em vajrasana, a postura do diamente, na sala de Yoga do Ar+Zen » foto por Cristiane Brito

Cristiano em vajrasana, a postura do diamente, na sala de Yoga do Ar+Zen » foto por Cristiane Brito

» por Paramahansa Yogananda (1893 – 1952)

A mente pode lhe dizer que você é incapaz de libertar-se de um hábito em especial, mas os hábitos são apenas repetições de seus próprios pensamentos, e, esses, você tem a capacidade de mudar. A maioria das pessoas que decide parar de fumar ou de comer doces em demasia continua a realizar tais atos, malgrado seu. Elas não mudam, porque as suas mentes, como esponjas, absorveram os seus hábitos de pensar. Hábito significa que a mente acredita não poder se livrar de determinado pensamento. O hábito é tenaz, sem dúvida. Uma vez praticado, um ato deixa um efeito ou impressão na sua consciência. Como resultado dessa influência, você tem probabilidade de repetir esse ato.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

A essência está em nós

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

» por Tales Nunes
Aula prática com Tales Nunes
Quando olhamos para nós mesmos ao espelho, ou para a pessoa ao nosso lado, podemos nos perguntar: “Em meio a essa materialidade óbvia que vejo, que se movimenta, argumenta, gesticula, onde está o que o anima, a anima, a alma? Em meio a tanta diversidade de cor, língua e credo, onde está a essência, o que é comum a qualquer ser humano?

Da mesma maneira, podemos nos perguntar, em meio a toda essa diversidade de rótulos, onde está o Yoga? Onde está a essência dessa filosofia, desse modo de vida, dessa visão de mundo, que se faz cada dia mais popular e, podemos dizer, em moda no Ocidente?

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Vivenciando os textos clássicos do Hatha Yoga

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro (RJ)

5, 6 e 7 de março de 2010, sexta, sábado e domingo.

Veja 21 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, da aula introdutória e aberta ao público na noite de sexta-feira,
dia 5 de março de 2010, clicando nos números destas 3 páginas: 3 4 5

Veja 38 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do sábado, dia 6 de março de 2010,
clicando nos números destas 5 páginas: 6 7 8 9 10

Veja 16 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do domingo, dia 7 de março de 2010,
clicando nos números destas 2 páginas: 11 12

Cláudio Fernandez em padmasana - foto por Reinaldo SmoleanschiSem dúvida, o Yoga que mais se tem difundido e influenciado o Ocidente é o Hatha Yoga. Porém, a maioria dos praticantes e professores conhece pouco a sua história, evolução e profundidade de seus ensinamentos.

Há mais de uma década começou na Índia um movimento em prol de resgatar, traduzir, comentar e publicar numerosos textos clássicos do Hatha Yoga. Essa iniciativa reúne esforços de vários setores do universo do Yoga, desde representantes atuais da escola dos Nathas (os fundadores do Hatha Yoga) até grandes pesquisadores, como o Dr. M. L. Gharote.

Neste Curso Intensivo teremos uma Introdução ao Hatha Yoga clássico, abordando sua história desde o século IX da nossa era e como nele funcionam o Tantra, a Alquimia medieval indiana, a medicina ayurvédica e antiquíssimas práticas de êxtase, criando um sistema poderoso de iluminação e transcendência. Vivenciaremos técnicas dos textos Goraksha Paddahati, Hatha Yoga Pradípika, Hatharatnavali, Gheranda Samhita, Kumbhaka Paddahati, Shiva Samhita e Hathatattvakaumundi, incluindo a estrutura do sadhana clássico, explicando como as práticas de kriyas, asanas, pranayamas, bandhas, mudras, dharana e dhyana eram articuladas para se chegar à finalidade do Yoga, o samadhi.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...