Asana, dor e alinhamento

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
Cristiano Bezerra em preparatório do janusirshasasana » foto por Ana Lorena Magalhães

Cristiano Bezerra em preparatório do janusirshasasana » foto por Ana Lorena Magalhães

» por Pedro Kupfer

Há dois tipos de dor que você pode sentir numa prática de asana: uma positiva e outra negativa. A dor positiva é aquela que você sente nos músculos, e que é sinal de que está trabalhando e mexendo nas estruturas físicas, dando a si mesmo um novo corpo. A dor negativa é a que você sente nas juntas, no interior das articulações, e que significa que você está forçando demasiado, fazendo os exercícios sem alinhamento ou praticando sem atenção ou sem a atitude mental correta. Se você tiver um corpo extremadamente flexível, precisa redobrar esses cuidados. Uma opção é trabalhar dentro da margem de segurança, evitando quaisquer exageros (recomendada para pessoas muito flexíveis). A outra, igualmente válida, seria trabalhar no limiar, no ponto onde o prazer se transforma em dor (mais adequada para pessoas não tão flexíveis assim). Nesse último caso, se pede atenção redobrada para evitar acidentes.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Anatomia para o Yoga » Curso Intensivo com Cláudio Fernandez em Fortaleza

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro

18, 19 e 20 de março de 2011, sexta, sábado e domingo, no Flor de Lótus Yoga & Ayurveda

Aula de Anatomia para o Yoga com Cláudio Fernandez em Campinas (SP), outubro de 2010
O Ocidente desenvolveu uma visão do homem, a partir de análises das partes que compõem o seu corpo denso (sthula sharira), a qual chamamos de Anatomia. A partir dessa visão, começou-se a pesquisar o funcionamento fisiológico e biomecânico do corpo humano, dividido em sistemas e músculos especí­ficos.

A Anatomia tem evoluí­do desde os primeiros trabalhos de Vesalius e, durante o século XX, com a confrontação dos dois grandes sistemas médicos, o indiano e o chinês, começou a desenvolver uma visão mais integral e holí­stica, entendendo que o corpo denso é parte de um todo, energético, emocional e mental, e que esse todo interage criando o ser humano completo.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Chakra Sadhana » Curso de Yoga com Cláudio Fernandez em Fortaleza

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo de Yoga em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro

15, 16 e 17 de outubro de 2010, sexta, sábado e domingo, no Espaço Clara Luz

ChakrasDesde muito cedo, na Índia, se desenvolveu a consciência de que o nosso corpo físico é apenas uma camada, a mais superficial e grosseira, de toda uma estrutura muito mais complexa e abrangente. Os yogis que começaram, em profundos estados meditativos, a olhar para o seu interior, descobriram que tanto o corpo físico, que todos nós percebemos, como o corpo sutil, são sustentados por um fluxo constante de energia, que os anima e os integra, e chamaram essa energia, que tudo o permeia, de prana. Esse fluxo de prana circula por nosso corpo por três vias: pela alimentação, em um processo lento de absorção liderado por jataragni, o fogo metabólico interior; por absorção direta pela pele, em uma troca similar a um processo osmótico, onde a energia passa da zona de maior fluxo para a de menor fluxo; e pela respiração, via direta e dinâmica que permite, através de técnicas de controle respiratório, conduzir, aumentar e concentrar o fluxo de prana.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...