O que é o Yoga?

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Cristiano meditando em padmasana, a postura da flor de lótus

Cristiano meditando em padmasana, a postura da flor de lótus


» por Pedro Kupfer (1966-), do yoga.pro.br

Muito se fala a respeito do Yoga. Muitas definições foram dadas, mas sempre temos a sensação de que alguma coisa fica faltando; de que ele se recusa a ficar aprisionado numa definição. Porque essas quatro letras juntas significam muitas coisas. E o Yoga acaba sendo sempre mais do que as palavras podem dizer.

O Yoga é uma visão peculiar sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, bem como um caminho de autoanálise que pode ser colocado em prática, prescindindo de qualquer teoria ou crença. Um caminho que conduz o homem a compreender verdadeiramente a si mesmo.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Introdução ao Yoga Sutra

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Patañjali
por Maurí­cio Wolff

Historicamente, a base de todas as diversas abordagens de Yoga é o Yoga Sutra, que representa o resumo de muitas gerações de cultura yogika. Patañjali não criou o Yoga, mas limitou-se a sintetizar o conhecimento vêdico. Essa obra foi composta entre os séculos II a.C. e IV d.C.

Segundo Krishnamacharya, todos os conceitos do Yoga Sutra podem ser encontrados separadamente nos Vedas, nas Upanishads, no Samkhya Karika e em outros shastras. Essa obra, desenvolvida posteriormente por numerosos comentários, forma o texto base do Yoga como Darshana, isto é, um dos seis pontos de vista indianos sobre a Realidade última e os modos de aproximar-se dessa Realidade.

São ao todo 195 aforismos (sutras) que integram quatro livros:

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Vivenciando os textos clássicos do Hatha Yoga

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro (RJ)

5, 6 e 7 de março de 2010, sexta, sábado e domingo.

Veja 21 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, da aula introdutória e aberta ao público na noite de sexta-feira,
dia 5 de março de 2010, clicando nos números destas 3 páginas: 3 4 5

Veja 38 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do sábado, dia 6 de março de 2010,
clicando nos números destas 5 páginas: 6 7 8 9 10

Veja 16 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do domingo, dia 7 de março de 2010,
clicando nos números destas 2 páginas: 11 12

Cláudio Fernandez em padmasana - foto por Reinaldo SmoleanschiSem dúvida, o Yoga que mais se tem difundido e influenciado o Ocidente é o Hatha Yoga. Porém, a maioria dos praticantes e professores conhece pouco a sua história, evolução e profundidade de seus ensinamentos.

Há mais de uma década começou na Índia um movimento em prol de resgatar, traduzir, comentar e publicar numerosos textos clássicos do Hatha Yoga. Essa iniciativa reúne esforços de vários setores do universo do Yoga, desde representantes atuais da escola dos Nathas (os fundadores do Hatha Yoga) até grandes pesquisadores, como o Dr. M. L. Gharote.

Neste Curso Intensivo teremos uma Introdução ao Hatha Yoga clássico, abordando sua história desde o século IX da nossa era e como nele funcionam o Tantra, a Alquimia medieval indiana, a medicina ayurvédica e antiquíssimas práticas de êxtase, criando um sistema poderoso de iluminação e transcendência. Vivenciaremos técnicas dos textos Goraksha Paddahati, Hatha Yoga Pradípika, Hatharatnavali, Gheranda Samhita, Kumbhaka Paddahati, Shiva Samhita e Hathatattvakaumundi, incluindo a estrutura do sadhana clássico, explicando como as práticas de kriyas, asanas, pranayamas, bandhas, mudras, dharana e dhyana eram articuladas para se chegar à finalidade do Yoga, o samadhi.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...