A história da Bhagavad Gita

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

» por Roviralta Borrel (1856-1926)
Arjuna e Krishna
A epopéia Mahabharata, de que faz parte a Bhagavad Gita, foi compilada na forma atual entre os séculos V e I a.C., e se reporta à grande Índia de outrora, unificada polí­tica e culturalmente, estendendo-se do Himalaia ao cabo Camorim.

Os Kurus (ou Kauravas) formavam um importante kula (clã) dessa época. Quando seu Rei Dhrtarastra, o Rei cego, envelheceu, decidiu ceder o trono, não a seu filho Duryodhana, mas ao primogênito de seu irmão Pandu (ou Pandava), Yudhisthira, pois Duryodhana, dado ao mal, não era digno de governar. Mas Duryodhana apoderou-se do trono através de intrigas e traições e tratou de tentar liquidar Yudhisthira e seus quatro irmãos.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Arjuna Vishada Yoga – Bhagavad Gita, canto I

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Yoga1 do conflito e do desalento de Arjuna

Arjuna e Krishna no campo de KurukshetraDhrtarashtra disse:

1. Que fizeram, Sanjaya, meu povo e os Pandavas, ansiosos por combater, ao se encontrarem na planí­cie sagrada, a planí­cie de Kuru2?

Sanjaya disse:

2. O prí­ncipe Duryodhana3, quando viu o exército dos Pandavas alinhado para combate, aproximou-se de seu mestre4 falando-lhe assim:

3. “Vê, mestre, a poderosa hoste dos filhos de Pandu, alinhada para combate por teu inteligente discí­pulo, o filho de Drupada.

Veja MAIS »

  1. A palavra Yoga, que aparece no tí­tulo de cada canto ou capí­tulo, indica a maneira de praticar a união divina (Yoga) pela aplicação das idéias ou ensinamentos de cada canto. Mas, observando as numerosas acepções de tal palavra, seria possí­vel atribuir-lhe o significado de livro, tratado, discurso, doutrina, método, etc, segundo o caso. []
  2. Kurukshetra, também chamado Dharmakshetra (Campo da Lei, ou Terra Santa), por ser a terra dos antigos sábios e santos. O primeiro nome deriva do nome do rei Kuru, ascendente dos dois ramos rivais dos Kurus e dos Pandavas. []
  3. O prí­ncipe Duryodhana é a personificação da inveja e da injustiça. []
  4. Drona. Esse sábio brahmana instruiu os prí­ncipes Kurus e Pandavas na arte da guerra. []
Compartilhe esse conteúdo com alguém...