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Yoga Pleno

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Vedanta » Página 15
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"Felicidade é estar livre de um desejo
de chegar em alguma coisa.
Relaxar dessa busca básica
de que falta alguma coisa
e eu não sei o que é,
ou sei o que é
mas não consigo chegar."
Gloria Arieira (1953-)

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Acharya

Yoga Pleno Publicado em 20 de novembro de 2017 por Cristiano Bezerra16 de outubro de 2024  

Shankaracharya (788-820 d.C.) e seus discípulos

Shankaracharya (788-820 d.C.) e seus discípulos

» por Gloria Arieira (1953-), do Vidya Mandir (1)

A palavra sânscrita acharya é geralmente traduzida por “professor” ou “mestre”. Frequentemente é acrescentada ao nome de uma pessoa, denotando respeito, como no caso de Shankaracharya (788-820 d.C.).

Acharya deriva da raiz car, que significa “seguir” ou “fazer com que outros sigam”. A esta raiz vem prefixado a, significando “completamente ou totalmente”, e, no final, acrescenta-se o afixo nominal de agente nyatya, que quer dizer “aquele que”. Esses elementos juntos formam a palavra acharya, cujo significado é “aquele que segue as escrituras (dharma) completamente” e/ou “aquele que leva os outros a segui-las”.

Continuar…

  1. Texto extraído do Informativo Vidyamandir, Ano III, nº 8, de agosto de 1991, do Vidya Mandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, do Rio de Janeiro, digitado por Cristiano Bezerra em 20 de novembro de 2004 e também publicado em yoga.pro.br. Visite o site do Vidya Mandir, da Professora Gloria Arieira (1953-), em vidyamandir.org.br [↩]
Publicado em Gloria Arieira | Tagged acharya, aluno, áreas, assunto, clareza, compreensão, conhecimento, Dharma, domínio, ensinamento, equívoco, escritura, escrituras, exemplo, falha, finito, Gloria Arieira, incompreensão, Infinito, instrumento, mestre, motivo, nyatya, outros, palavra, palavras, professor, raiz, repetição, respeito, reverência, Shankaracharya, si mesmo, significado, tarefa, tradução, Vedanta, verdade, visão, zonas | Comentar

A grandeza do professor e do ensinamento

Yoga Pleno Publicado em 30 de março de 2017 por Cristiano Bezerra16 de outubro de 2024  

Swami Dayananda (1930-2015)

Swami Dayananda (1930-2015)

» por Gloria Arieira (1953-), do Vidya Mandir (1)

Bênção é uma palavra e um sentimento que vêm sempre à minha mente quando penso sobre a forma como fui parar na Índia, com a esperança de aprender Vedanta, que na realidade eu nem sabia o que era exatamente. Eu poderia ter encontrado qualquer professor, que poderia ter me ensinado algo que me fizesse mais confusa, ou então me orientado para uma devoção fanática. Algo que me fizesse perder a objetividade. E como poderia eu fazer algum julgamento e escolha?! Dentro da ignorância, como se pode discriminar para onde ir e com quem estudar?! Considero, portanto, que somente bênção, ou muito punya (2), levou-me ao Swami Dayanandaji.

Continuar…

  1. Texto extraído do Informativo Vidya-Mandir, Ano III, nº 10, de novembro de 1991, do Vidya Mandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, do Rio de Janeiro, digitado por Cristiano Bezerra em 30 de março de 2003 e também publicado em yoga.pro.br. Visite o site do Vidya Mandir, da professora Gloria Arieira, em vidyamandir.org.br [↩]
  2. Virtude, mérito, bondade. (Nota do Digitador) [↩]
Publicado em Gloria Arieira | Tagged Gloria Arieira, Índia, Ser, Swami Dayananda Sarasvati, Vedanta | Comentar

A Bhagavad Gita e a Filosofia Perene

Yoga Pleno Publicado em 25 de abril de 2011 por Cristiano Bezerra16 de outubro de 2024  

Krishna e Arjuna

Krishna e Arjuna

» por Aldous Huxley (1894-1963) (1)

Mais de vinte e cinco séculos passaram-se desde que a chamada Filosofia Perene (Sanathana Dharma) foi posta no papel; e, no curso desses séculos, encontrou expressão repetidamente, ora parcial, ora completa, ora nesta forma, ora naquela. No Vedanta e na profecia Hebraica, no Tao Te King e nos diálogos platônicos, no Evangelho segundo São João e na teologia Mahayana, em Plotinus e no Arcopagita, entre os sufis persas e os místicos cristãos da Idade Média e da Renascença – a Filosofia Perene falou quase todas as línguas da Ásia e da Europa e fez uso da terminologia e tradições de cada uma das religiões mais elevadas.

Continuar…

  1. Extraído da Introdução do livro Bhagavad Gita – A Canção do Senhor, de Swami Prabhavananda e Christopher Isherwood (traduzido por Thalysia Kleinert), Editora Shakti, São Paulo, digitado por Cristiano Bezerra (1971-) em 28 de outubro de 2001 e desde então também publicado em yoga.pro.br. [↩]
Publicado em Aldous Huxley | Tagged Aldous Huxley, Arjuna, Ásia, Bhagavad Gita, Christopher Isherwood, Dharma, Europa, Evangelho, Idade Média, Renascença, Sanathana Dharma, São João, Swami Prabhavananda, Tao Te King, Vedanta | Comentar

Yoga é autoconhecimento

Yoga Pleno Publicado em 24 de agosto de 2009 por Cristiano Bezerra16 de outubro de 2024  

Vyasa

Vyasa


» por Cláudio Azevedo (1)

Palavra comum no Ocidente, o termo Yoga tem diversas acepções, de acordo com inúmeras escrituras:

“É a unificação das teias das dualidades” (Yoga Bija, 84)

“A união da psique individual (jiva) com o Si mesmo transcendental (paramatma)” (Yoga Yajnavalkya, 1.44)

“Yoga é êxtase” (Yoga Bhashya de Vyasa, 1.1)

Continuar…

  1. Artigo originalmente publicado em 23 de agosto de 2009. [↩]
Publicado em Cláudio Azevedo | Tagged alegria, amor, autoconhecimento, autotranscendência, Buddhas, Carl Gustav Jung, compaixão, concentração, conjunção, cordialidade, Dalai Lama, Darshana, demônios, dualidades, equanimidade, escrituras, inconsciência, Inconsciente, Índia, integração, inveja, Jean-Yves Leloup, jiva, Lama Padma Samten, Mahabharata, Nyaya, paramatma, Patañjali, psique, samadhi, si mesmo, sombra, unificação, Vaisheshika, valores, Vedanta, Vedas, Vyasa, Yoga, Yoga Bhashya, Yoga Bija, Yoga Clássico, Yoga Sutras, Yoga Yajnavalkya, yuja, yuji | Comentar

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"Aparigraha é contentar-se
com o necessário.
Nesse sentido,
o bom senso deve prevalecer.
O yogi não tem interesse
em acumular objetos inúteis
pelo mesmo motivo que as águias voam
carregando apenas o indispensável:
para ficarem leves e assim
poderem chegar longe."
Pedro Kupfer (1966-), do yoga.pro.br,
no seu artigo De volta ao básico

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"Do estudo deve-se passar ao Yoga.
Do Yoga deve-se passar ao estudo.
Pela perfeição no estudo e no Yoga,
a Consciência Suprema se manifesta.
O estudo é um dos dois olhos
com os quais se percebe o Ser.
O Yoga é o outro."
Vishnu Purana, VI:6.2


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"O Yoga deve conhecer-se
por meio do Yoga.
O Yoga se manifesta mediante o Yoga.
Aquele que se aplica sem descanso
ao Yoga, no final encontra no Yoga
uma alegria permanente."
Vyasa, em Yoga Bhasya


"Om.
Isto é pleno. Aquilo é pleno.
Aquilo que vem da plenitude
é certamente pleno.
Tirando-se a plenitude da plenitude,
somente a plenitude permanece."
Isha Upanishad, Atharva Veda, IX


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"Toda a criação é paz,
infinita e eterna.
Veja a infinita consciência em tudo
e fique em paz.
Yoga é a cessação
das experiências dos objetos.
Fique no estado de Yoga
e faça o que você tem que fazer.
Fique no estado de Yoga e viva."
Laghu Yoga Vasishtha, CXXVI:78

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