Orientações aos iniciantes na prática do Hatha Yoga

Compartilhe esse conteúdo com alguém...
0 Flares 0 Flares ×

Aluna Raquel em sua aula de Yoga em casa em abril de 2017. Foto por Cristiano Bezerra.

Aluna Raquel em sua aula de Yoga em casa em abril de 2017. Foto por Cristiano Bezerra.

» por Milton Cunha (1919-2000)

As técnicas de respiração, relaxamento e meditação constituem a base da prática do Hatha Yoga. Dessa forma, não devemos confundir o Hatha Yoga com o contorcionismo das ginásticas que exigem do corpo o máximo de flexibilidade. Na realidade, a milenar ciência indiana é muito mais a interação corpo-mente do que um simples exercício físico. Essa visão holística nos conduz a uma reeducação integral, o caminho do autodomínio que nos leva a uma transformação interior.

Yoga não é religião, apesar de fortemente impregnada de Hinduísmo. Sua prática vitaliza a vida religiosa, qualquer que seja o seu credo. Não é difícil, não cansa, não desperdiça energias, podendo ser praticada por pessoas de ambos os sexos em qualquer idade, tornando-se acessível aos idosos e enfermos. Também não é uma ginástica. Suas posições ou posturas são representações simbólicas, expressando uma maneira de estar para atingir um modo de ser, orientando a circulação de energias em todo o corpo.



Cristiano Bezerra em matsyendrasana, uma postura clássica de torção, na sala de Yoga do Ar+Zen em 2013. Foto por Marília Romano.

Cristiano Bezerra em matsyendrasana, uma postura clássica de torção, na sala de Yoga do Ar+Zen em 2013. Foto por Marília Romano.

A psicoterapia através do Yoga se explica pela conjunção simultânea e sinérgica de cuidados e orientações dietéticas, psicológicas, morais, estéticas e filosóficas. Todavia, não se torna necessário para a sua prática o abandono dos hábitos sociais ou alimentares.

Ao iniciante de Hatha Yoga não é exigido nenhum regime alimentar especial ou qualquer outra interdição. Porém, aos poucos, com a progressão dos exercícios e o paulatino desenvolvimento do Ser, vai o yogin (praticante de Yoga) percebendo que determinados hábitos e alimentos devem ser abandonados, por serem prejudiciais ao organismo e à elevação espiritual.

Os extraordinários efeitos do Hatha Yoga são observados rapidamente e são duradouros, mesmo que se deixe de praticá-los regularmente.

O Yoga atinge o homem como um todo – nos planos físico, mental e espiritual -, dependendo de cada pessoa a conquista do autodomínio, o caminho da saúde perfeita.


O professor Milton Cunha (1919-2000) foi um dos primeiros a lecionar Yoga no Estado do Ceará, tendo conhecido e convivido na década de 1960 com o professor Caio Miranda (1909-1969), no Rio de Janeiro.

Texto digitado por Cristiano Bezerra em 5 de outubro de 2001.


Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Comentários

Orientações aos iniciantes na prática do Hatha Yoga — 5 Comentários

  1. Amei, excelente explicação. Sou professora e estou em busca de aperfeiçoamento, de cursos também. Sou da região Centro-oeste, onde dificilmente acontecem cursos relacionados a prática da Yoga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.