Yamas e Niyamas, a ética do Yoga

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Sri Krishna e os cinco irmãos Pandavas, personagens do épico indiano Mahabharata

Sri Krishna e os cinco irmãos Pandavas, personagens do épico indiano Mahabharata

» síntese por Cristiano Bezerra

Quando o yogi se torna qualificado, através da prática da disciplina ética, por abster-se de ações ilícitas (yama) e da auto-superação (niyama), pode (então) começar a prática de asanas e das outras técnicas.
Yoga Bhasya Varana, II:29

Se você não tiver tempo ou disposição para agir conforme a ética do Yoga, tampouco terá tempo nem atitude para praticá-lo. Yama e niyama são os dois primeiros passos da caminhada, condição indispensável para que a prática dê resultados concretos.
Pedro Kupfer

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Vivenciando os textos clássicos do Hatha Yoga

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Curso Intensivo em Fortaleza com Cláudio Fernandez, do Rio de Janeiro (RJ)

5, 6 e 7 de março de 2010, sexta, sábado e domingo.

Veja 21 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, da aula introdutória e aberta ao público na noite de sexta-feira,
dia 5 de março de 2010, clicando nos números destas 3 páginas: 3 4 5

Veja 38 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do sábado, dia 6 de março de 2010,
clicando nos números destas 5 páginas: 6 7 8 9 10

Veja 16 fotos, produzidas por Cristiano Bezerra, das aulas do domingo, dia 7 de março de 2010,
clicando nos números destas 2 páginas: 11 12

Cláudio Fernandez em padmasana - foto por Reinaldo SmoleanschiSem dúvida, o Yoga que mais se tem difundido e influenciado o Ocidente é o Hatha Yoga. Porém, a maioria dos praticantes e professores conhece pouco a sua história, evolução e profundidade de seus ensinamentos.

Há mais de uma década começou na Índia um movimento em prol de resgatar, traduzir, comentar e publicar numerosos textos clássicos do Hatha Yoga. Essa iniciativa reúne esforços de vários setores do universo do Yoga, desde representantes atuais da escola dos Nathas (os fundadores do Hatha Yoga) até grandes pesquisadores, como o Dr. M. L. Gharote.

Neste Curso Intensivo teremos uma Introdução ao Hatha Yoga clássico, abordando sua história desde o século IX da nossa era e como nele funcionam o Tantra, a Alquimia medieval indiana, a medicina ayurvédica e antiquíssimas práticas de êxtase, criando um sistema poderoso de iluminação e transcendência. Vivenciaremos técnicas dos textos Goraksha Paddahati, Hatha Yoga Pradípika, Hatharatnavali, Gheranda Samhita, Kumbhaka Paddahati, Shiva Samhita e Hathatattvakaumundi, incluindo a estrutura do sadhana clássico, explicando como as práticas de kriyas, asanas, pranayamas, bandhas, mudras, dharana e dhyana eram articuladas para se chegar à finalidade do Yoga, o samadhi.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...