Chega de remédios falsos

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Entrevista com o Professor Hermógenes

Professor Hermógenes no Retiro de Carnaval de 2008

Professor Hermógenes no Retiro de Carnaval de 2008

Diante da perspectiva de uma crise econômica, ética e moral, o Prof. José Hermógenes nos afirma, em 1998, a simples e eficiente receita de nos encontrarmos com o verdadeiro propósito do Yoga. Ele próprio já é um manifesto vivo. Mesmo assim, seu depoimento resulta numa fervorosa defesa da essência dessa prática milenar.

Adilson Cabral – Como foi o início de sua trajetória no Yoga?

Prof. Hermógenes – Meu encontro com o Yoga foi num quadro doloroso. Quando eu estava tuberculoso – e a tuberculose na época era igual a AIDS – entrei em contato com a Misericórdia Divina, com o verdadeiro Yoga, que é algo que se passa na mente e no espírito.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Saúde e sabedoria através do Yoga

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Hermógenes ensinando a seus alunos
» Entrevista com Professor Hermógenes por Inês Castilho

Em 1992, aos 71 anos, o professor José Hermógenes era o retrato vivo do poder terapêutico do método de Yoga por ele desenvolvido, o qual fez chegar a mais de um milhão de leitores através de 23 livros publicados. Com o lançamento do livro Saúde Plena: Yogaterapia (Editora Nova Era), ele comemorou três décadas de atividades na área alternativa.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Um caminhão de sabedoria

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

» Entrevista com o Professor Hermógenes por Bernardo Horta

Maria Bicalho, esposa de um dos mais respeitados professores de Yoga do Brasil, foi atropelada por um caminhão quando o casal visitava o ashram de Sri Sathya Sai Baba, mestre de ambos, em janeiro de 1993, na Índia. Uma prova difícil, que deu a Hermógenes a oportunidade de pôr em prática a filosofia de vida que já professava há mais de 30 anos.

O Sr. não acredita mais na Medicina?

Quando proponho a Medicina sem terapeuta, sem médico, sem remédios, não estou contestando a alopatia e a homeopatia, pois elas todas são necessárias. A Medicina alopática me salvou da tuberculose. Não posso negá-la. Minha posição é que a Medicina tem se especializado em cuidar das doenças, e a Yogaterapia vai cuidar da saúde. Mas é verdade que podemos precisar da Medicina a qualquer momento…
Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Saúde na Terceira Idade

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Entrevista com o Professor Hermógenes

Aos 35 anos de idade, em 1956, José Hermógenes de Andrade Filho se sentia um velho. 40 anos depois, em 1996, aos 75 anos de idade, o professor Hermógenes – como passou a ser conhecido ao publicar seus primeiros livros sobre as técnicas e a filosofia do Hatha Yoga, na década de 1960 – considerava-se no auge da vida, e continuava disposto a ensinar o caminho das pedras do equilíbrio fí­sico e espiritual para quem achava que já o conhecia: os idosos. Em Saúde na Terceira Idade¸ editado e publicado em 1996 pela editora Nova Era, o escritor mostra que o segredo de uma vida plena, mesmo em idade avançada, está no cultivo de hábitos saudáveis como exercícios, meditações e orações, e apresenta técnicas simples de massagem, relaxamento e alimentação, demolindo a ideia de que a vida vai acabando com a passagem dos anos.

A rotina do professor Hermógenes em 1996 demonstrava a eficácia de seus ensinamentos. Seu dia começava às 4h com períodos de automassagem, meditações e orações. Depois do café da manhã, caminhava tranquilamente pelas ruas da Urca antes do encontro diário com o computador, onde estava preparando mais um livro. Durante a tarde, novas caminhadas e orações, jantar e estudos à noite. Tudo sem pressa e com absoluto desprezo por qualquer tipo de modismo. “Quem se deixa contagiar pela normose está perdido”, diz, referindo-se aos maus hábitos cristalizados como normais pela sociedade, como o consumismo e a corrupção.
Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...