Ujjayi pranayama, segundo Pedro Kupfer

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

» por Pedro Kupfer
yogi tibetano
Ujjayi significa vitorioso. Deriva da raiz ujji, conquistar. Embora seja descrita aqui como uma técnica específica de pranayama, esse tipo de respiração acontece espontaneamente em estados de concentração intensa e meditação profunda.

A técnica é muito simples. Sente-se em qualquer posição de meditação, com as costas eretas, porém descontraídas. Coloque as mãos em jñana mudra e, com os olhos fechados, comece a fazer a respiração completa, contraindo levemente a glote e fazendo com que o ar flua com uma certa pressão. Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Ujjayi pranayama, segundo Karin Wolff

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

yogi tibetanopor Cathia Karin Heuser

Ujjayi significa extensão vitoriosa ou alongar a respiração. Essa respiração produz um som que inicialmente acontece de uma forma um pouco exagerada, pois a contração aperta a área da glote, na garganta, tornando a respiração muito barulhenta, mas, em seguida, com a prática, vai se descobrindo uma forma mais natural e suave de fazê-la, contraindo suavemente a garganta para cima e para trás. A sensação que dá é de que o ar entra pela garganta.

Um som suave e consistente ajuda a adquirir um fluxo consistente na respiração e também traz calor ao corpo, por causa da fricção que acontece.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...