Nirvana Shatkam » Intensivo de Yoga com Pedro Kupfer em Fortaleza

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Nirvana Shatkam (Seis Estrofes da Iluminação)
Curso Intensivo de Yoga em Fortaleza com Pedro Kupfer, de Mariscal (SC)
2, 3 e 4 de setembro de 2011, sexta, sábado e domingo, no AR+ZEN

Adi Shankaracharya (788-820 d.C.)Este curso combina, de maneira equilibrada, prática e estudo. O nome Nirvana Shatkam significa, em sânscrito, “Seis Estrofes da Iluminação”. Em apenas 24 versos, o autor desse texto resume os dilemas que enfrentamos no cotidiano e nos oferece as soluções para cada uma dessas charadas. A parte prática matinal, que inclui asana, pranayama, shatkarma, mantra e meditação, abordará essas técnicas à luz do Hatha Yoga tradicional. O sânscrito desse texto é muito simples e acessível, o que torna o poema de fácil recitação e memorização. Não obstante essa simplicidade da linguagem, o significado é profundo e potencialmente transformador.

Adi Shankaracharya (788-820 d.C.) é uma das grandes referências da tradição védica, um elo especial nessa corrente viva de transmissão do autoconhecimento, chamada parampara, que foi transmitida de professor para estudante ao longo dos milênios, e que desvela a natureza real do ser humano, mostrando-o como alguém intrinsecamente livre de limitações e sofrimento.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

O Conhecimento do Eu (Atma Bodha)

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Intensivo de Vedanta em Fortaleza com Rodrigo Gomes Ferreira, de Florianópolis (SC)

25, 26 e 27 de junho de 2010, sexta, sábado e domingo, no Flor de Lótus Yoga & Ayurveda

Rodrigo Gomes Ferreira ensinando Vedanta - foto por Cristiano BezerraMetáforas do Absoluto

Uma oportunidade para olhar a si mesmo, a vida e como nos integramos a ela, de maneira mais ampla e profunda. Através de meditações e reflexões sobre nosso Eu essencial, é possível encontrarmos uma resposta à nossa busca por plenitude, sabedoria e liberdade.

Seguiremos com a metodologia do estudo de Vedanta com base no texto Atma Bodha, de Sri Shankara (788-820 d.C.), que nos fornece incríveis metáforas e analogias acerca da realidade em que vivemos, o desejo pela liberdade, a ignorância de si mesmo, entre outros temas. Como auxílio à aprendizagem, faremos exercícios de relaxamento e meditação.

Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

Ujjayi pranayama

Compartilhe esse conteúdo com alguém...

» por Pedro Kupfer
yogi tibetano
Ujjayi significa vitorioso. Deriva da raiz ujji, conquistar. Embora seja descrita aqui como uma técnica especí­fica de pranayama, esse tipo de respiração acontece espontaneamente em estados de concentração intensa e meditação profunda.

A técnica é muito simples. Sente-se em qualquer posição de meditação, com as costas eretas, porém descontraí­das. Coloque as mãos em jñana mudra e, com os olhos fechados, comece a fazer a respiração completa, contraindo levemente a glote e fazendo com que o ar flua com uma certa pressão. Veja MAIS »

Compartilhe esse conteúdo com alguém...