Benefícios de ardha baddha padmottanasana, segundo Lino Miele

Ardha baddha padmottanasana, em desenho por John Scott

Ardha baddha padmottanasana, em desenho por John Scott


» por Lino Miele

Este asana, ardha baddha padmottanasana (postura de alongamento do meio lótus enlaçado), visa à limpeza do fígado e do baço, respectivamente.

O calcanhar pressiona o umbigo, auxiliando a purgação e tonificação dos órgãos digestivos por meio do estímulo do fogo digestivo (agni).

O chakra responsável por esse processo situa-se a 4 polegadas abaixo do umbigo (svadhisthana chakra).

Gases intestinais aprisionados são eliminados juntamente com distúrbios gástricos.

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A Saudação ao Sol

» por Cathia Karin Heuser

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar A

Cathia Karin Heuser fazendo o Surya Namaskar A

Há milhares de anos, na antiga tradição cultural indiana, essa atividade cumpria dupla finalidade: como religião, adorar o Deus Sol (Surya), e, como exercício, para tornar o corpo flexível, ágil, acordar a energia interna e despertar a energia espiritual da kundalini.

O Surya Namaskar (Saudação ao Sol) é uma sequência de flexões e extensões. Inicia-se memorizando os asanas e depois sincronizando com as inspirações e exalações. Quando se eleva a cabeça, os braços ou tronco, inspira-se, e quando baixamos o tronco, os braços ou a cabeça, exala-se.

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Benefícios de navasana, a postura do barco, segundo Lino Miele

Navasana, a postura do barco, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

Navasana (postura do barco) é benéfico para o fortalecimento da medula espinhal (Vina-Danda), do reto (Gudalana) e dos quadris. Os músculos abdominais também são tonificados, ajudando a aumentar a estimulação digestiva. Os intestinos são estimulados a desenvolver uma peristalse vigorosa e a liberar gases excessivos, graças ao aumento do fogo digestivo (Agni). Toda a região visceral é tonificada.

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