Benefícios de prasarita padottanasana, segundo Lino Miele

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Prasarita padottanasana D, em desenho por John Scott

Prasarita padottanasana D, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

Este grupo de asanas, prasarita padottanasana (postura de alongamento com os pés separados) A, B, C e D, reduz o acúmulo de depósitos de gordura ao redor da cintura e aumenta e tonifica os músculos das pernas e das costas.

Os órgãos situados abaixo do umbigo (madra) são purificados, e quando a cabeça se inclina para baixo da cintura dessa maneira, o fogo interno (agni) purifica eficazmente os intestinos e o reto/ânus.

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Hatha Yoga, uma ginástica…

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Professor Hermógenes em padmasirshasana na década de 1960

Professor Hermógenes em padmasirshasana na década de 1960

» por José Hermógenes (1921-)

Praticar ginástica é cada dia mais necessário, principalmente àqueles que vivem numa grande cidade, desempenhando ocupações sedentárias. As pessoas vivem em regime de sobrecarga para a mente, provocada por preocupações e problemas de toda espécie, desde a falta de empregadas domésticas até a iminência de um conflito nuclear, desde a dificuldade de transporte até a alta incessante do custo de vida… Por outro lado, há também a sobrecarga para o pobre organismo (nervos, músculos…), porque é preciso trabalhar em mais de um emprego a fim de não sucumbir às condições aflitivas do orçamento. O excessivo desgaste físico e mental conduz o homem a encher a casa de quinquilharias que a técnica fabrica para dar-lhe mais comodidade à vida, e também o leva a correr à caça de múltiplos divertimentos excitantes. As ocupações rotineiras e sedentárias o fadigam. A efervescência político-social o neurotiza. As comodidades o amolecem. Os divertimentos quase sempre o fatigam. Raramente consegue o homem moderno repousar e recuperar-se. Isso é coisa que somente durante as férias anuais poucos conseguem.

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Benefícios de navasana, a postura do barco, segundo Lino Miele

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Navasana, a postura do barco, em desenho por John Scott

» por Lino Miele

Navasana (postura do barco) é benéfico para o fortalecimento da medula espinhal (Vina-Danda), do reto (Gudalana) e dos quadris. Os músculos abdominais também são tonificados, ajudando a aumentar a estimulação digestiva. Os intestinos são estimulados a desenvolver uma peristalse vigorosa e a liberar gases excessivos, graças ao aumento do fogo digestivo (Agni). Toda a região visceral é tonificada.

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